Foco e Escopo

ENSAIOS PEDAGÓGICOS é uma publicação científica eletrônica do surgida no Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE) e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba. A revista foi criada em abril de 2017, editada com periodicidade quadrimestral.

MISSÃO: Ensaios Pedagógicos é um periódico eletrônico que tem como missão, a publicação e difusão do conhecimento científico historicamente produzido por pesquisadores iniciantes, seniores e estudiosos cuja temática esteja centrada na problematização da educação e seus desafios para o aperfeiçoamento humano. Estuda-se a Educação Básica (níveis e modalidades), a Universidade e questões transversais aos saberes e fazeres pedagógicos.

EDITORIAL

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

APRESENTAÇÃO

DOSSIÊ TEMÁTICO

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

Política padrão de seção

RESENHAS

RESUMOS

NUMERO COMPLETO

Não verificado Submissões abertas Não verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Processo de Avaliação pelos Pares

A Editoria de Ensaios Pedagógicos fará inicialmente uma primeira avaliação verificando a observância das normas e adequação ao seu escopo, após, encaminhará para emissão de parecer a, no mínimo, dois avaliadores, consoante o método do "duplo cego", que tenham competência e mérito na área para o desenvolvimento do julgamento. Não havendo consenso entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador. Ao término do processo de avaliação os autores são comunicados quanto ao parecer final emitido. Em todos os casos a confidencialidade do avaliador é garantida.

Periodicidade

Quadrimestral

Política de Acesso Livre

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

Processo de Avaliação pelos Pares

Ensaios pedagógicos, por conta de seus Editores, fará inicialmente uma primeira avaliação verificando a observância das normas e adequação ao seu escopo, após, encaminhará para emissão de parecer a, no mínimo, dois avaliadores, consoante o método do "duplo cego", que tenham competência e mérito na área para o desenvolvimento do julgamento. Não havendo consenso entre os pareceristas, o trabalho deverá ser encaminhado a um terceiro avaliador. Ao término do processo de avaliação os autores são comunicados quanto ao parecer final emitido. Em todos os casos a confidencialidade do avaliador é garantida.

Aos avalidores na emissão do resultado do parecer escolher entre: a) aceitar. b) aceitar com resssalvas ou correções obrigatórias; c) rejeitar.

No caso (b), o artigo novamente será encaminhado ao parecerista que indicou as corresções, podendo ainda assim aceitar ou rejeitar consoante as observações destacadas no material enviado.

As contestações e outros casos não previstos serão analisados pelos Editores.

Periodicidade

Ensaios pedagógicos é de periodicidade quadrimestral, ou seja, são três facículos produzidos por ano.

Política de Acesso Livre

Ensaios Pedagógicos oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Licença Creative Commons - Atribuição Não-Comercial

Licença Creative Commons A Revista Ensaios Pedagógicos está Licenciada  está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

Taxas para submissão e publicação de textos

ENSAIOS PEDAGÓGICOS, editada pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) não cobra nenhuma taxa por textos submetidos à avaliação em qualquer de suas etapas e para aqueles que, uma vez aprovados forem publicados.

UFSCar does not charge any fee for texts submitted to the evaluation in any of its stages and for those that, once approved, are published.

DOE/DONATE TO OUR JOURNAL

SEJA PATROCINADOR DA REVISTA ENSAIOS PEDAGÓGICOS

A Revista Ensaios Pedagógicos se mantém com pouquíssimos recursos para garantir a gratuidade do Open Acess. A sua doação é fundamental para a manutenção da Equipe que dedicadamente a faz com Alto Qualis - excelência - característica de bons periódicos.

Precisamos de seu patrocínio - ou doação pontual.  A doação sairá em nome do Editor da Revista.

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!