Ensaios Pedagógicos https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP <p>Ensaios pedagógicos tem como centralidade o esforço pela ampliação e difusão da produção do conhecimento científico como princípio educativo. Dois critérios centrais são indissociáveis nas produções a serem avalidas e validadas pelo periódico: a) qualidade, b) relevância. Da qualidade dos artigos, pois oriundos de instituições, estudantes e docentes, compreende-se que haverá significativo esforço da projeção dos saberes e fazeres científicos articulados ao panorama mundial. Da relevância, pela priorização das temáticas que transversalizam a educação brasileira e mundial, substancializada pelos olhares dos avaliadores designados para acompanhamento e seleção dos materiais submetidos.</p> <p>QUALIS [2021 - 2022]: <strong>B1 - Educação</strong> - Meio Termo</p> pt-BR <p align="center"><strong><span>AUTORIA</span></strong></p><p><span>Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.</span></p><p><span>Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:</span></p><ol type="1" start="1"><li><span>O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.</span></li><li><span>As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.</span></li><li><span>Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.</span></li><li><span>O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.</span></li></ol><p align="center"><strong><span>RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA</span></strong></p><p><span>Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da <strong>Ensaios Pedagógicos </strong>ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.</span></p><p><span style="font-family: Calibri; font-size: medium;"> </span></p> paulolima@ufscar.br (Paulo Gomes Lima) paulolima@ufscar.br (Paulo Gomes Lima) Thu, 21 Dec 2023 15:28:29 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 O PAPEL DOCENTE NA INTERDISCIPLINARIDADE https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/327 <p>Inúmeras pesquisas da área da educação demonstram que estão ocorrendo avanços em relação às estratégias de ensino e aprendizagem. A interdisciplinaridade vem contribuindo bastante nesse processo, por possibilitar que os educandos possam ter um conhecimento mais abrangente sobre as disciplinas estudadas em sala de aula. As disciplinas estão intimamente entrelaçadas, por esse motivo, a interdisciplinaridade auxilia a prática docente, pois permite integrar, articular, trabalhar em conjunto. Os docentes devem ser os protagonistas na implantação de práticas interdisciplinares na escola. Através deste trabalho é apresentada uma análise bibliográfica sobre a educação e a contribuição da interdisciplinaridade no processo de ensino e aprendizagem. Com esse estudo é possível contribuir para uma reflexão da importância que é dada a motivação do educando pela educação e pode-se perceber que trabalhar interdisciplinarmente requer esforço e mudança de atitudes tanto de docentes como dos discentes.</p> Adriano Marciano de Jesus Copyright (c) 2023 Adriano Marciano de Jesus https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/327 Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 +0000 UM ESTUDO COMPARATIVO DAS ABORDAGENS HISTÓRICO-CULTURAL E PIKLER-LÓCZY SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/334 <p>Este estudo tem por objetivo analisar, por meio de um estudo comparativo, as implicações teórico-práticas sobre o desenvolvimento das crianças em seu primeiro ano de vida, a partir das abordagens Histórico-Cultural e Pikler-Lóczy. É uma pesquisa de caráter teórico bibliográfico, por meio de um estudo comparativo das abordagens histórico-cultural e da perspectiva Pikler-Lóczy, a partir da categoria central de análise: criança e desenvolvimento. Os resultados evidenciam que em cada perspectiva, é possível observar uma concepção de bebê e de desenvolvimento acarretando no modo como interpretamos e explicamos a aprendizagem, a relação com o espaço, o papel do adulto e a atuação com os objetos. Concluímos que essas abordagens apresentam aproximações e distanciamentos no modo como interpretam sobre criança e desenvolvimento e trazem contribuições para refletir sobre as práticas pedagógicas com os bebês.</p> Natálya Trazpadini dos Santos, Lucinéia Maria Lazaretti Copyright (c) 2023 Natálya Trazpadini dos Santos, Lucinéia Maria Lazaretti https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/334 Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 +0000 AS NEUROCIÊNCIAS E O PEDAGOGO: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/335 <p>Este estudo apresenta como ocorre o desenvolvimento do sistema nervoso desde a concepção, a interferência do meio neste desenvolvimento e de que forma as neurociências se relacionam com a prática docente na Educação Infantil. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa fundamentada sobre aspectos relacionados ao desenvolvimento neurológico no feto e na primeira infância, uma vez que esta corresponde a faixa etária da Educação Infantil, dados estes coletados através de revisão bibliográfica pautados em autores da área de neurociências, além de legislação vigente, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2017). Os dados apresentados indicam que a formação neurológica se inicia antes mesmo do nascimento da criança, bem como a formação das sinapses e ainda que, após o nascimento, a estrutura e as funções encefálicas são influenciadas pelo ambiente, reforçando a ideia de que a prática docente na Educação Infantil contribui de forma significativa para o neurodesenvolvimento.</p> Pauline Henriques Calabria, Márcia Finimundi Nóbile Copyright (c) 2023 Pauline Henriques Calabria, Márcia Finimundi Nóbile https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/335 Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 +0000 O ENSINO SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS GRADUAÇÕES FEDERAIS DE PEDAGOGIA NO BRASIL https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/333 <p>Conforme a legislação brasileira e as diretrizes curriculares nacionais, a formação de um professor durante a graduação de pedagogia deve conter conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e suas faixas etárias a fim de atender as demandas da educação infantil e do ensino fundamental nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Este artigo tem o objetivo de discutir os currículos de pedagogia quanto a oferta de disciplinas sobre o desenvolvimento humano. A partir da pesquisa qualitativa foram realizadas análises dos documentos de vinte e sete instituições federais e as correspondentes ementas das disciplinas com a temática desenvolvimento humano. O resultado deste estudo possibilitou compreender que embora existam regimentos sobre a formação do professor da educação básica no Brasil em relação aos atendimentos da criança nas creches e escolas, os conteúdos oferecidos nas graduações sobre a temática desenvolvimento humano são fragmentados e subtraídos.</p> Jociane Marthendal Oliveira Santos Copyright (c) 2023 Jociane Marthendal Oliveira Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/333 Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 +0000 MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE PASSOS/MG: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/329 <p>Este artigo teve como objetivo analisar os processos de monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação de Passos/MG (2015-2025), a partir das diretrizes oferecidas no movimento de organização e implementação do Plano Nacional da Educação, instituído pela Lei nº 13.005/2014 (BRASIL, 2014). Como percurso metodológico utilizou-se de pesquisa documental, tendo como referência os documentos contidos na plataforma PNE em Movimento (2014), que tiveram como objetivo auxiliar os responsáveis pelos planos de educação em nível federal, estadual e municipal nas ações de monitoramento e avaliação das metas e estratégias até o final da vigência do PNE em 2024. O estudo identificou que há muitos dados ausentes nos Relatórios dos Ciclos de Monitoramento no que concerne aos resultados alcançados, o que evidenciou divergências nos dados encontrados o que dificulta os estudos conclusivos, bem como no monitoramento e a avaliação do PME do município.</p> Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Karina Elizabeth Serrazes Copyright (c) 2023 Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro, Karina Elizabeth Serrazes https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/329 Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 +0000 REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/336 <p>O estudo faz reflexões sobre a inclusão escolar do aluno com Transtorno do Espectro Autista, a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) e da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Lei Nº 12.764, de 2012) em relação aos recursos de materiais e humanos no contexto escolar. As reflexões dirigidas a esta inclusão se fizeram por meio da pesquisa qualitativa e entrevistas com informantes de uma escola pública em um município no interior do Mato Grosso do Sul, para identificação dos recursos e práticas para a inclusão, bem como a falta deles no contexto escolar. Disto decorrem alguns desafios, que nesse campo de conhecimento ainda se enfrentam em nível tanto teórico quanto técnico e social, sem muitos questionamentos e poucas respostas relacionadas ao sentido da inclusão escolar.</p> Rafaela Roberto Ribeiro, Rozemeiry dos Santos Marques Moreira Copyright (c) 2023 Rafaela Roberto Ribeiro, Rozemeiry dos Santos Marques Moreira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/336 Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 +0000 GESTÃO DEMOCRÁTICA, PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA NA ÓTICA DOS CONSELHEIROS: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/330 <p>O artigo Gestão democrática, participação e autonomia na ótica dos conselheiros: Conselho Municipal de Educação - Itapetininga - SP, objetiva analisar as concepções dos conselheiros do CME, a partir das ações no município e a relação com o poder executivo. O artigo faz parte da pesquisa a nível de Doutorado, defendida em 2021, na Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba/SP, Conselho Municipal de Educação de Itapetininga/SP: aproximações quanto à gestão democrática, participação e autonomia. É desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa, realizando estudo bibliográfico, teórico e legal, e entrevistas aos conselheiros do CME de Itapetininga, com questões relativas à gestão democrática, participação e autonomia. A partir da análise das percepções e aspirações dos conselheiros entrevistados, depreende-se que há iniciativas para o aprimoramento da gestão democrática em suas ações, porém, se faz necessário investimentos em processos de formação aos conselheiros, a fim de que compreendam seu papel junto ao CME.</p> Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro Copyright (c) 2023 Elidia Vicentina de Jesus Ribeiro https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/330 Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 +0000 AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TATUÍ/SP: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/331 <p>Com o advir do Plano Nacional de Educação em vigência no Brasil (2014-2024), todos os municípios tiveram que elaborar o seu Plano Municipal de Educação. O município de Tatuí/SP elaborou o seu último PME com aprovação na Câmara Municipal em novembro de 2015, tendo como cumprimento das metas o monitoramento contínuo e avaliações periódicas. Neste contexto, o artigo tem o objetivo de compreender a composição e atuação da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Tatuí/SP. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com foco no levantamento documental do município e relatórios sobre o PME na plataforma do PNE em movimento do governo federal e de suas respectivas análises. Notou-se diversas dificuldades no processo de monitoramento, ausência de informações e na articulação entre os órgãos envolvidos no monitoramento local e entre os entes federados.</p> Jociane Marthendal Oliveira Santos, Débora Aparecida Martinho da Silva Copyright (c) 2023 Jociane Marthendal Oliveira Santos, Débora Aparecida Martinho da Silva https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/331 Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 +0000 FORMAÇÃO INTEGRAL HUMANA: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/332 <p>O presente artigo faz parte de um seminário sobre a Paideia: A formação do homem grego, apresentado durante o curso de Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos – <em>campus </em>Sorocaba e teve como objetivo analisar o termo Paideia como conceito aproximado dos dias atuais de formação integral humana e como esta é enraizada na identidade grega. A metodologia empregada foi a revisão de literatura da temática, especialmente o livro PAIDEIA: A formação do home grego, de Werner Jaeger (2013). A reflexão que fica é que cabe indicar a educação humanista, baseada na ética dos filósofos citados como um caminho a ser seguido como seres humanos. Em tempos de inteligência artificial se torna urgente resgatar a formação integral no contexto observado da <em>paideia.</em></p> Thiago de Melo Martins, Daniele Xavier Ferreira Giordano Copyright (c) 2023 Thiago de Melo Martins, Daniele Xavier Ferreira Giordano https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/332 Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 +0000 AS CANÇÕES DA INFÂNCIA: https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/337 <p>Algumas canções que habitam o cenário da educação infantil em tempos passados, ou até mesmo nos dias atuais, estão cheias de significados que, muitas vezes, os próprios educadores não tomam consciência, devido a naturalidade com que essas músicas infantis aparecem e são apresentadas às crianças. Cantando essas canções, acabam perpetuando uma cultura de poder e submissão que faz com que a criança, aos poucos, vá assimilando seu papel subalterno dentro do espaço escolar e da sociedade, retirando dela a sua autonomia e seu protagonismo no processo de aprendizagem. “Bem quietinho sem conversar”, “a mamãe não vai gostar”, “a boquinha vou fechar” são exemplos de canções que desenvolvem um sentimento de submissão e respeito a autoridade, conforme impõe a sociedade de poder em que vivemos. A partir da reflexão sobre a força das canções e a que elas remetem, é possível que o educador reveja seu papel dentro do espaço escolar e reconstrua as relações e interações com as crianças, que estão em processo de formação integral e de desenvolvimento das relações sociais.</p> Luís Carlos da Silva, Maria Clara Coimbra Garcia, Maria Walburga dos Santos Copyright (c) 2023 Luís Carlos da Silva, Maria Clara Coimbra Garcia, Maria Walburga dos Santos https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/337 Thu, 21 Dec 2023 00:00:00 +0000