ALGUNS RESULTADOS BRASILEIROS DA INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR

UM ESTUDO SOBRE A PLATAFORMA CAROLINA BORI

Autores

  • Elcio Galioni UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Este artigo tem por finalidade identificar, de forma prática, os resultados da integração acadêmica do Brasil junto a outras regiões, principalmente em relação à América Latina. Foi analisada uma planilha com os dados de todos os processos finalizados da Plataforma Carolina Bori². Os dados extraídos forneceram possibilidades para uma análise quantitativa e estatística dos resultados da plataforma. A hipótese proposta na pesquisa relacionou índices satisfatórios no deferimento de processos latino-americanos com resultados positivos. Como resultados, o desempenho dos países latino-americanos foi inferior ao desempenho dos países europeus e Estados Unidos. Desta forma a pesquisa mostrou que as ações de integração acadêmica das quais o Brasil participa ainda não demonstraram uma eficiência satisfatória.

Biografia do Autor

Elcio Galioni , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Aluno Especial da Universidade Federal De São Carlos – UFSCAR SOROCABA - PPGED - Doutorado em Educação. Trabalho apresentado como conclusão da disciplina Políticas de Educação Superior.

Downloads

Publicado

2022-09-12

Como Citar

Galioni , E. . (2022). ALGUNS RESULTADOS BRASILEIROS DA INTEGRAÇÃO ACADÊMICA NO ENSINO SUPERIOR : UM ESTUDO SOBRE A PLATAFORMA CAROLINA BORI. Ensaios Pedagógicos, 5(1), p.29–41. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/259