AVANÇOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Bilinguismo; Políticas Públicas; Formação de Professores.

Resumo

Este presente estudo traça um panorama das iniciativas no âmbito nacional que têm sido implementadas para promover a educação bilíngue de surdos. Analisando marcos legislativos, políticas públicas e ações governamentais, o objetivo é oferecer uma visão crítica sobre como essas ações têm contribuído para o avanço da educação bilíngue e as perspectivas futuras para o aprimoramento desse modelo educacional. Um dos resultados evidenciou a expansão dos programas de incentivo, como o Parfor Equidade da CAPES, que visa suprir a demanda por professores especializados e ampliar a oferta de cursos de licenciatura em educação bilíngue em diversas universidades. Por outro lado, o levantamento de escolas bilíngues de surdos demonstrou desigualdade na distribuição nas regiões do Brasil, com uma concentração maior no Sudeste, que indica a necessidade de políticas públicas mais abrangentes. Sendo assim, o texto reflete tanto os avanços quanto os desafios na promoção da educação bilíngue para surdos.

Biografia do Autor

Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutora em Ciências e Biotecnologia, Professora Adjunta  do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas do Instituto de Letras , Instituto de saúde Coletiva- HUAP, Programa de Pós Graduação em Diversidade e Inlcusão  da Universidade Federal Fluminense, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, Vice- Líder do NUEDIS-CNPq (Núcleo de Estudos em Diversidade e Inclusão de Surdos) na UFF e do GEPSLIBRAS- Grupo de Estudo e Pesquisa da Saúde em Libras na UNB.

Mariana Alonso Argôlo, Universidade Federal Fluminense

Graduada em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) pela Faculdade Maria Thereza. Pós-graduada em Educação Inclusiva pelo Instituto Líbano. Qualificada pelo Curso de Técnicas de Leitura e Escrita no Sistema Braille no Instituto Benjamin Constant e Curso de Libras no Instituto Nacional de Educação de Surdos. Mestranda em diversidade e inclusão na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Arquivos adicionais

Publicado

2025-04-29

Como Citar

Francisco, G. da S. A. M., & Argôlo, M. . A. (2025). AVANÇOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NO BRASIL. Ensaios Pedagógicos, 9(1), p.41–65. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/370

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.