O EDUCADOR E PROFESSOR FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS: INOVAÇÃO, ÉTICA E EDUCAÇÃO PERMANENTE

Autores

Resumo

O tema deste número da Ensaios Pedagógicos permitiu reunir nove artigos que priorizaram a ação de refletir em torno da complexidade da inovação ética na intervenção educacional em contextos de globalização económica de cariz conservador, face à qual o educador e professor humanista enfrenta novos e complexos desafios. Através dos textos aqui compilados percebe-se, de maneiras distintas, a relevância de interrelacionar conhecimentos teóricos específicos e habilidades técnico-práticas, de modo integrado e sem dicotomias, convocando os espaços e tempos da educação formal e não-formal, mas igualmente da aprendizagem informal, para alargar possibilidades de reflexão crítica nas aulas, nos seminários, em reuniões pedagógicas, em cursos de aprimoramento, nos encontros com os grupos de investigação, nos workshops, nos congressos e nas mais variadas atividades acadêmicas e âmbitos profissionais que enquadram a educação permanente do educador e do professor.

Biografia do Autor

Rosanna Barros, Universidade do Algarve

Doutorado em Educação. Professora Adjunta da Universidade do Algarve (Escola Superior de Educação e Comunicação).

Deise Choti, Pontificia Universidade Católica do Paraná

Doutorado em Educação. Professora Colaboradora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Referências

CARIDE GÓMEZ, J. A. Prefácio: A favor de um novo vínculo pedagógico e social. In: Noêmia Garrido, Odair Silva e Francisco Evangelista (orgs.). Pedagogia Social – Educação e Trabalho na Perspectiva da Pedagogia Social (pp. 7-14). São Paulo: Expressão & Arte Editora, 2011.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Disponível em: < http://www.revistaeducacion.mec.es/re350/re350_09por.pdf > Acesso em 05 de Junho de 2019.

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Barros, R., & Choti, D. (2019). O EDUCADOR E PROFESSOR FRENTE AOS NOVOS DESAFIOS: INOVAÇÃO, ÉTICA E EDUCAÇÃO PERMANENTE. Ensaios Pedagógicos, 3(3), p.3–5. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/162