EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LIBRAS

Breve resgate histórico e os desafios do tempo presente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.381

Palavras-chave:

Educação bilíngue de surdos, Formação de professores, Língua brasileira de sinais, Libras, Revisão sistemática de literatura

Resumo

O presente artigo tem como objetivo levantar estudos correlatos à formação de professores para atuação na educação bilíngue (Libras-português), realizando um breve resgate da história do campo da educação de surdos no Brasil, a partir do qual se discutem aspectos relacionados à formação de professores e a importância da Libras - Língua Brasileira de Sinais - neste contexto. De abordagem qualitativa, esta pesquisa realizou a revisão sistemática de literatura de publicações disponíveis para consulta na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Portal de Periódicos da CAPES. Como resultado parcial identificamos a emergência da temática, considerando os desdobramentos das políticas de educação voltadas a este segmento, bem como pelos achados provenientes das buscas realizadas.

Biografia do Autor

Márcia de Souza Hobold, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professora Adjunta do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFSC. Doutora em Educação pela PUC SP (Bolsa CAPES). Realizou o Estágio de pós-doutoramento, com bolsa PDJ do CNPq (2013-2015). Pós-doutoramento na Universidade Estadual do Ceará - UECE (2023, em andamento). Cursou a Graduação em Pedagogia (licenciatura) e em Psicologia (bacharelado e licenciatura). Orienta estudantes de doutorado, mestrado, graduação, iniciação científica e supervisiona pós-doutoramento. Trabalhou por dezenove na Educação Básica (Ensino Fundamental e no Ensino Médio), exercendo as funções de Professora, Orientadora Educacional e Coordenadora Pedagógica. Foi professora da Universidade da Região de Joinville (2008-2017), no Programa de Mestrado em Educação (PPGE), e, nesta universidade, coordenou o PPGE por quatro anos (2013 a 2016) e, mais dois anos, como Vice-Coordenadora (2011-2012). No Programa de Mestrado em Educação lecionou as disciplinas obrigatórias da linha de pesquisa Trabalho e Formação Docente. Foi Membro do Comitê de Ética de Pesquisa com Seres Humanos entre os anos de 2009-2012. Entre 2005 e 2019, foi pesquisadora do Núcleo de Pesquisa sobre o Desenvolvimento Profissional dos Professores do Programa de Educação - Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC SP. Desenvolve pesquisas sobre a formação de professores (inicial e continuada), Didática (práticas de ensino e aprendizagem) e trabalho docente (condições de trabalho e início do trabalho docente). Pesquisadora de projeto financiado pelo CNPq (Edital Universal 2018): Pesquisa COM Professores Iniciantes: Um estudo sobre indução profissional, iniciativa interinstitucional (URFJ, UFSC e UECE). Membro da Comissão de Avaliação dos Projetos de PIBIC CNPq do CED/UFSC. Presidenta do Comitê Gestor do Fórum das Licenciaturas da UFSC (gestão 2021-2022). Membro do Conselho Editorial Científico da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (ANPEd - GT 08/Editora Autêntica), Educação Formação (UECE) e da Revista Epistemologia e Práxis Educativa (EPEDuc), da UFPI. Parecerista de vários de periódicos e eventos na área da Educação e de projetos de pesquisa do CNPq e da FAPESC. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa: Formação de Professores e Práticas de Ensino - FOPPE, da UFSC. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS), da UECE. Integra a Rede Interinstitucional de Pesquisas sobre a Formação e as Práticas Docentes (RIPEFOR) e a Rede de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente (REPED). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE), da Associação Nacional de Didática e Prática de Ensino (ANDIPE), da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Coordenadora do GT 8 - Formação de Professores da ANPEd, entre os anos de 2018-2019 e, vice-coordenadora, entre 2017-2018. Membro da Comissão de Avaliação de Periódicos Acadêmicos na Área de Educação CAPES/2019. Desde 2021 é a primeira suplente do Comitê Científico do GT 8 da ANPEd. Vice-Presidente da Região Sul da ANFOPE (gestão 2021-2023). Pesquisadora da Rede Latino Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Rede Estrado). Coordenadora do acordo de cooperação entre a Universidade Federal de Santa Catarina e a Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Coordenadora de Pesquisa em Educação do Departamento de Metodologia de Pesquisa MEN/CED/UFSC. Bolsista produtividade de pesquisa em educação do CNPq.

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Jung, A. P., & de Souza Hobold, M. (2024). EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LIBRAS: Breve resgate histórico e os desafios do tempo presente. Ensaios Pedagógicos, 8(3), p.152–170. https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.381

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