EDUCAÇÃO DE SURDOS NO BRASIL, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A LIBRAS
Breve resgate histórico e os desafios do tempo presente
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.381Palavras-chave:
Educação bilíngue de surdos, Formação de professores, Língua brasileira de sinais, Libras, Revisão sistemática de literaturaResumo
O presente artigo tem como objetivo levantar estudos correlatos à formação de professores para atuação na educação bilíngue (Libras-português), realizando um breve resgate da história do campo da educação de surdos no Brasil, a partir do qual se discutem aspectos relacionados à formação de professores e a importância da Libras - Língua Brasileira de Sinais - neste contexto. De abordagem qualitativa, esta pesquisa realizou a revisão sistemática de literatura de publicações disponíveis para consulta na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e no Portal de Periódicos da CAPES. Como resultado parcial identificamos a emergência da temática, considerando os desdobramentos das políticas de educação voltadas a este segmento, bem como pelos achados provenientes das buscas realizadas.
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