CONSTRUINDO UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Adalgisa Marques Boni Faculdades Integradas Einstein de Limeira https://orcid.org/0000-0001-6637-373X
  • Julia Kawany Machado Lopes Faculdades Integradas Einstein de Limeira (FIEL)
  • Larissa Pereira dos Santos Faculdades Integradas Einstein de Limeira (FIEL)

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.312

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Espaço físico, Ambiente pedagógico

Resumo

A Educação Inclusiva permite que os alunos aprendam e se desenvolvam de forma igualitária. Diante disso, o presente estudo objetivou: investigar uma escola pública de educação infantil, localizada no interior de São Paulo, a fim de conhecer sua estrutura física e pedagógica; e compreender quais são as adaptações necessárias para efetivar a inclusão no ensino regular. A metodologia de campo, com análise descritiva e qualitativa, consistiu-se na aplicação de dois questionários — para os professores e para os gestores. Os resultados apontaram que os participantes se sentem incapacitados para trabalhar com os alunos da inclusão, pois acreditam que, para atender a esse público, precisam ter formação em Educação Especial, além disso, eles não possuem uma formação docente adequada à temática da inclusão, logo não sabem como concretizá-la.

Biografia do Autor

Adalgisa Marques Boni, Faculdades Integradas Einstein de Limeira

Mestre em Educação (UNISAL), Especialista em Educação especial (FUNIP), Neuropsicopedagoga (USCS), atua como docente nas Faculdades Integradas Einstein de Limeira (FIEL), nos cursos de Pedagogia, Psicologia e Pós-graduação em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia. Participa do Programa de Iniciação Científica da FIEL (PAPIC). Tem experiência na área da Educação Inclusiva e Transtornos do desenvolvimento.

Julia Kawany Machado Lopes , Faculdades Integradas Einstein de Limeira (FIEL)

Aluna do curso de Pedagogia, pertencente ao Programa de Iniciação Científica (PAPIC) das Faculdades Integradas Einstein de Limeira (FIEL). 

Larissa Pereira dos Santos, Faculdades Integradas Einstein de Limeira (FIEL)

Aluna do curso de Pedagogia, pertencente ao Programa de Iniciação Científica (PAPIC) das Faculdades Integradas Einstein de Limeira (FIEL)

Arquivos adicionais

Publicado

2024-12-19

Como Citar

Marques Boni, A., Machado Lopes , J. K. ., & Pereira dos Santos, L. (2024). CONSTRUINDO UM AMBIENTE ESCOLAR INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ensaios Pedagógicos, 8(3), p. 188–210. https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.312

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.