Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

FORMA E PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS

Ensaios Pedagógicos é uma revista que se constitui de artigos originais de estudos e pesquisas, artigos de revisão. Publica também resenhas, documentos, resumos de teses e dissertações, quando julgar isso adequado à linha editorial.

A Ensaios Pedagógicos aceita colaborações em português, espanhol e inglês para todas as seções.

As submissões devem ser realizadas on-line no endereço: http://www.laplageemrevista.ufscar.br/index.php/index/user

 

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO

1) Formatação

 Os textos devem ser gerados em Word ou Open Office, com a seguinte formatação: papel formato A4, margens superior e esquerda de 3 cm, inferior e direita de 2,0 cm, recuo de parágrafo (primeira linha) de 1,0 cm; fonte Times New Roman 12; espaço entrelinhas de 1,5 e sem paginação

O uso do recurso itálico, no corpo do texto, deve ser utilizado somente para palavras estrangeiras. Para apresentação dos elementos que constituem o artigo utilizar as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em vigor:

NBR 6022, 2003 – Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – Apresentação;

NBR 6023, 2002 – Informação e documentação – Referências – Elaboração;

NBR 6024, 2012 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação;

NBR 6028, 2003 – Informação e documentação – Resumos – Apresentação;

NBR 10520, 2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;

NBR 14724, 2011 - Informação e documentação - Trabalhos acadêmicos - Apresentação

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

Os trabalhos submetidos que não estiverem de acordo com as normas supracitadas serão recusados pela Comissão Editorial.

 

2)  Estrutura

Artigo

a) o número de folhas dos artigos não deve ultrapassar vinte (20);

b) os trabalhos devem apresentar a seguinte sequência:

FOLHA DE ROSTO EM PÁGINA SEPARADA E SUBMETIDA EM DOCUMENTOS SUPLEMENTARES:

- o título e subtítulo (se houver) em português,  espanhol e inglês, (não ultrapassando 100 caracteres)

- e afiliação completa de todos os autores (nome completo, formação, cargo e/ou função, vínculo institucional (instituição, unidade, departamento, local de origem), endereço, telefone e endereço eletrônico).

 

TEXTO  DO ARTIGO SEM NENHUMA IDENTIFICAÇÃO

Na primeira página do texto deve constar:

- o título completo do artigo em português, em espanhol e em inglês, resumo em português, o resumem (em espanhol) e abstract (inglês) de até 150 palavras.

- abaixo do resumo/resumem/abstract devem constar respectivamente até TRÊS (03) palavras-chave, keywords e palavras-clave, que devem refletir da melhor maneira possível o conteúdo abordado no trabalho.

 

– texto (introdução, desenvolvimento e conclusão);

– notas explicativas (se houver);

– Referências;

– Imagens devem ser enviadas com resolução em 300dpi.



Artigo de revisão

Os textos de revisão devem seguir a mesma estrutura de artigo indicada anteriormente.



Resenhas

a) os textos direcionados a essa seção não devem ultrapassar o limite de três (04) folhas;

b) serão aceitas resenhas de publicações editadas no Brasil e no exterior há, no máximo, 02 e 04 anos, respectivamente;

c) as resenhas deverão apresentar a seguinte sequência:

– Referência completa da obra: Autor(es). Título: subtítulo (se houver). Local de publicação: Editora, ano. nº de páginas;

– Texto (revisão crítica da publicação).

Documentos

O número de folhas não deverá ultrapassar dez (10).
Os trabalhos deverão apresentar a seguinte sequência:

– Título;
– Palavras-chave (no máximo de 03 palavras);
– Apresentação esclarecendo a relevância e a procedência dos documentos;
– Texto.



3)  Regras gerais de apresentação


Todo o material deve ser estruturado da seguinte forma:

a) os textos devem ser enviados após uma rigorosa revisão ortográfica, gramatical e de normalização;

b) quanto a citações, exige-se utilizar o sistema autor-data, conforme NBR 10520 (2002), com as seguintes orientações:

– quando o sobrenome do autor estiver incluído na sentença, deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação e página da citação, neste caso, quando for citação direta, da respectiva fonte utilizada.

Exemplos: Freire (2009, p. 7), Freire e Matos (2009, p. 7), Freire, Matos e Campos (2009, p. 7) ou Freire et al. (2009, p. 7), este último, quando for de mais de três autores.

Nas citações indiretas a indicação do número de página é opcional, conforme exemplo: Freire (2009) ou Freire (2009, p. 7);

– quando o sobrenome do autor não estiver incluído na sentença, o(s) autor(es) e o ano deve ser colocado entre parênteses.

Exemplos: (FREIRE, 2009, p. 7), (FREIRE; MATOS, 2009, p. 7), (FREIRE; MATOS; CAMPOS, 2009, p. 7), (FREIRE et al., 2009, p. 7);

– as citações que contenham até três (3) linhas não serão destacadas com o recuo, devendo permanecer com a mesma fonte do texto e entre aspas duplas, indicando a fonte e a página consultada quando for citação direta;

– as citações de mais de três (3) linhas deverão vir destacadas com recuo de 4,0 cm da  margem esquerda, utilizando a mesma fonte do texto, porém em tamanho dez (10), espaçamento simples (1,0) e sem aspas duplas, quando for citação direta;

– as citações em língua estrangeira deverão ser traduzidas para a língua do texto indicando os créditos da tradução, após a chamada de citação, como o exemplo: (COSTA, 2010, p. 10, tradução nossa);

– o ponto final da citação deve vir após o final da frase, antes, portanto dos parênteses. Exemplo: O escopo dos processos educativos é mais amplo e é essencial à coesão social e à realização das pessoas na sociedade contemporânea. (GATTI, 2013, p. 677).

 

c) evitar expressões latinas (Id., Ibid.., op. cit. etc.) no texto, exceto apud (citado por) e et al. (e outros). Exemplos: Demo (2012 apud COSTA, 2010, p. 10) ou (DEMO, 2012 apud COSTA, 2010, p. 10);

d) Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título. Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver).

Cada imagem do texto (figura, ilustração, fotografia, etc.) também deverá ser enviada através sistema de submissão em formato *.jpg ou *png e com resolução mínima de 300 dpi.

e) as equações e fórmulas devem ser destacadas no texto, se necessário, numeradas entre parênteses, por exemplo,  x2 + y2 z2 (1)

f) as tabelas devem ser padronizadas conforme as normas de apresentação tabular do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

g)  as notas, de caráter explicativo e numeradas sequencialmente, devem figurar após a conclusão do  texto, eliminando-se os recursos da nota de rodapé;

h) as referências devem conter somente os autores citados no trabalho, apresentados ao final do texto, em ordem alfabética, de acordo com as normas NBR 6023/2002 e justificadas somente à esquerda. A seguir, são listados exemplos dos documentos mais utilizados:

Livro:

Os elementos essenciais são: autor(es), título, edição, local, editora e data de publicação.

FREIRE, P. R. N. Pedagogia do oprimido. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

 

Em documentos com mais de três (03) autores: quando existirem mais de três autores, indica-se apenas o primeiro, acrescentando-se a expressão et al.

MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: EdUFSCar, 2006.

 

Capítulo de livro:

Os elementos essenciais são: Autor(es), título da parte, seguidos da expressão “In:”, e da referência completa da monografia no todo. No final da referência, deve-se informar a paginação ou outra forma de individualizar a parte referenciada.

BERGER, P. L.; BERGER, B. Socialização: como ser um membro da sociedade. In: FORACCHI, M. M.; MARTINS, J. de S. M. (Org). Sociologia e sociedade. São Paulo: Livros Técnicos e Científicos, 1994. p. 200-214.

 

Artigo:

Os elementos essenciais são: autor(es), título da parte, artigo ou matéria, título da publicação, local de publicação, numeração correspondente ao volume e/ou ano, fascículo ou número, paginação inicial e final e ano de publicação.

FERREIRA, C.; ALENCOAO, A.; VASCONCELOS, C. O recurso à modelação no ensino das ciências: um estudo com modelos geológicos. Ciência & educação, Bauru, v. 21, n. 1, p. 31-48, 2015.

Tese:

Nas teses, dissertações ou outros trabalhos acadêmicos devem ser indicados em nota o tipo de documento (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso etc.), o grau, a vinculação acadêmica, o local e a data da defesa, mencionada na folha de aprovação (se houver).

PASQUALI, M. B.  de. Juventude e participação: os sentidos da experiência juvenil em duas escolas municipais de Campinas - SP. 2014. 156 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2014.

Documento digital (on-line):

Quando se tratar de obras consultadas online, também são essenciais as informações sobre o endereço eletrônico, apresentado entre os sinais < >, precedido da expressão Disponível em: e a data de acesso ao documento, precedida da expressão Acesso em:.

VALLÉS HERRERO, J.; JUSTE PÉREZ, R. Las funciones del educador social: validación del cuestionario CFES-R. Bordón, Madrid, v. 67, n. 2, 2015. Disponível em: <http://recyt.fecyt.es/index.php/BORDON/article/view/Bordon.2015.67209>. Acesso em: 17 abr. 2015.

Quando utilizados, os métodos estatísticos precisam ser descritos com o pormenor necessário para permitir o acesso aos dados originais e a verificação dos resultados apresentados por um leitor versado no assunto; ao mesmo tempo, deve-se evitar linguagem excessivamente técnica e apresentá-los com suficiente clareza de modo a favorecer a compreensão de um leitor não especializado. Tal solicitação aos autores requer providências como: procurar, sempre que possível, quantificar os resultados e apresentá-los com os correspondentes indicadores de erro de medição ou de incerteza (por exemplo, intervalos de confiança); evitar basear-se apenas em testes de inferência estatística, que não veiculam informação quantitativa relevante; discutir a elegibilidade das unidades de experimentação; fornecer informação pormenorizada sobre a aleatorização e sobre as observações; discutir a razoabilidade dos resultados e relatar possíveis limitações do método utilizado; especificar os programas informáticos utilizados; restringir quadros e figuras à quantidade necessária para explicitar a fundamentação do artigo e sua solidez; evitar quadros com muitos tópicos e duplicação de dados; definir termos estatísticos, abreviaturas e símbolos utilizados no artigo.

 

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