EDUCAÇÃO E MÍDIAS IMAGÉTICAS

Autores

  • Hylio Laganá Fernandes Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba
  • Maria Aparecida Alves da Silva Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Palavras-chave:

Livros didáticos. Fotografias. Imagens.

Resumo

Imagens estáticas nos livros didáticos, imagens dinâmicas do cinema e audiovisuais, imagens que provocam estudantes em sala de aula: fotografias, desenhos, vídeos... as mídias visuais inundam o cotidianos das pessoas e também as salas de aula, desde sua consagrada presença em livros didáticos, na forma de ilustrações diversas (fotográficas ou não), até atividades propostas pelos professores, que lançam mão das atuais tecnologias digitais para exibição e produção de material audiovisual (fotografias e vídeos), ou mesmo a criatividade de recortar/colar/desenhar para produção de material em papel, promovendo processos criativos e desvelando percepções dos estudantes. O conjunto de trabalhos aqui apresentado visa transitar pelo universo das linguagens imagéticas no contexto escolar, em diversos níveis, diferentes mídias e dinâmicas, na intenção de oferecer um pequeno panorama de possibilidades educativas.

Biografia do Autor

Hylio Laganá Fernandes, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba

Doutor em educação, professor Associado da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), campus Sorocaba, Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE).

Maria Aparecida Alves da Silva, Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

Mestre em Educação (UFSCar-So). Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Docente da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo. 

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Fernandes, H. L., & Silva, M. A. A. da. (2018). EDUCAÇÃO E MÍDIAS IMAGÉTICAS. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.2–4. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/114