UM TEMPO ONDE A FICÇÃO, O CINEMA E O IMAGINÁRIO SE ENCONTRAM

Autores

  • Carmem Silvia Rodrigues Pereira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Palavras-chave:

Imaginário social. Tempo. Cinema.

Resumo

A escrita desse artigo parte de vivências na Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo compreender o Imaginário Social e o Cinema como dispositivos para propiciar a formação de professores, através de um espaço de criação, invenção e significação proporcionando novas aprendizagens. O tempo e seus movimentos, suas cirandas, vida que se reveste de cores e estações, que nos convida a celebrar o específico de cada motivo. Selecionei o filme “O Tempo e o Vento” dirigido por Jayme Monjardim (2013), que narra a história do primeiro livro da saga de Érico Veríssimo. Um filme baseado num grande clássico da literatura nacional. Um filme que não se propõe a contar uma nova história, mas apenas a recontar uma história muitas vezes contada, lida, relida, escrita e escrita novamente, em diversos formatos. Um tempo de muitas contradições, guerras, lutas, derrotas e vitórias, tempo de busca de novos horizontes e realizações.

Biografia do Autor

Carmem Silvia Rodrigues Pereira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Graduada em Letras/Português – Inglês e respectivas Literaturas, pela Universidade de Cruz Alta – UNICRUZ- RS. Especialização em Tecnologia da Comunicação e Informação Aplicadas à Educação – TICs - UFSM. Guia de Turismo. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Imaginário Social-GEPEIS da UFSM- RS.

Referências

BERGALA, A. La hipothése del cine: Pequeño tratado sobre La transmissión del cine em La escuela y fuera de Ella. Barcelo: Cahiers Du Cinéma, 2007.

BOSI, A. História concisa da literatura brasileira. 42. ed. São Paulo: Cultrix, 2004.

CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade. 3. ed. Trad. Por Guy Reynaud; revisão técnica de Luiz Roberto Salinas Fortes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

DUARTE, R. Cinema & Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

FANTIN, M. Mídia-educação: conceitos, experiências, diálogos Brasil-Itália. Florianópolis: Cidade Futura, 2006.

FERREIRA, A.B.H. Novo dicionário da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008.

FRESQUET, A. Cinema e educação: reflexões e experiências com professores e estudantes de educação básica, dentro e “fora” da escola. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

MARQUES, M.O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 2. Ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MOISÉS, Massaud. História da literatura brasileira: modernismo. 6. ed. São Paulo: Cultrix, 2001.

NAPOLITANO, M. Como usar o cinema na sala de aula. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2011.

O TEMPO E O VENTO -filme. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tDefeu3HvZo. Cesso em 20 out. 2018.

PERROT, Michele. Os excluídos da história: operários, mulheres e prisioneiros. Tradução de Denise Bottmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

RIVOLTELLA, P.C. (Orgs.) Cinema, pratiche formative, educazione. Milano, Vita e Pensiero, 2005.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Pereira, C. S. R. (2018). UM TEMPO ONDE A FICÇÃO, O CINEMA E O IMAGINÁRIO SE ENCONTRAM. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.69–75. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/111