TRAJETÓRIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO DE ENSINO

Autores

  • Camila Vieira Genkawa Silva UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Érika Rosa Rodrigues Ribeiro UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Políticas públicas sociais, Políticas educacionais, Direito público subjetivo

Resumo

A educação é objeto de pauta recorrente nas discussões sobre políticas sociais, resultando na construção do ciclo de agendas, formulação, implementação e avaliação expressos no governo. No âmbito jurídico, há entre o direito fundamental à educação e o direito público subjetivo o confronto de possibilidades na oferta de ensino. O objetivo deste trabalho foi refletir sobre direito público subjetivo e políticas educacionais, à luz de revisão bibliográfica e documental com abordagem qualitativa. Trata-se da figura jurídica prevista no art. 208, da Constituição Federal Brasileira de 1988, analisando se o direito público subjetivo presta-se à exigibilidade judicial de políticas educacionais, adaptando o conceito ao contexto da Constituição que adota o modelo de Estado Social de Direito. O desafio deste artigo foi delinear o regime jurídico de proteção do direito à educação como direito fundamental de natureza social, contribuindo para a ampliação das possibilidades concretas e discussões da temática explicitada.

Biografia do Autor

Camila Vieira Genkawa Silva , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba), membro do Grupo de Estudo e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE), supervisora de ensino do Sistema Municipal de Ensino de Votorantim/SP.

Érika Rosa Rodrigues Ribeiro , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – (UFSCar-Sorocaba). Pedagoga com especialização em Atendimento Educacional Especializado e Psicopedagogia.

Downloads

Publicado

2022-10-02

Como Citar

Silva , C. V. G., & Ribeiro , Érika R. R. . (2022). TRAJETÓRIAS DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS E O DIREITO PÚBLICO SUBJETIVO: REFLEXÕES SOBRE O CONTEXTO DE ENSINO. Ensaios Pedagógicos, 6(2), p.49–57. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/277