CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE CÉLESTIN FREINET

Autores

  • Rubens Rodrigues Lima Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Palavras-chave:

Centros de interesse. Pedagogia Freinet. Expressão livre.

Resumo

O objetivo do artigo é refletir a atualidade e contribuições do pensamento pedagógico de Célestin Freintet, educador francês do século XIX, um dos principais educadores que, avança em direção à uma educação popular. No conjunto de seu pensamento epistemológico, reconhece a sociedade como refletora de contradições dos interesses das classes que nela existem, considera que como instituição social a escola também explicita tais contradições, mas a despeito desse contexto também poderia apresentar pistas para a sua superação por meio da educação nos tempos e espaços da escola. O texto está organizado em duas seções com respectivas subseções: 1) a escola: espaço de criação e recriação e 2) a inauguração de novas técnicas e centros de interesse da pedagogia Freinet. Uma de suas grandes contribuições, indiscutivelmente foi possibilitar a expressão livre do pensamento e a proposição de uma nova possibilidade de aprender: pelo interesse e de forma prazerosa.

Biografia do Autor

Rubens Rodrigues Lima, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Vice-diretor de Escola Municipal e professor efetivo da Rede Oficial de Ensino do Município de São Paulo.

Referências

FREINET, C. Pedagogia do bom senso. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

FREINET, C. Para uma escola do povo. Lisboa: Presença, 1973.

FREINET É. Nascimento de uma pedagogia popular. Lisboa: Estampa, 1978.

FREINET, C. O Itinerário de Celéstin Freinet: a livre expressão na Pedagogia Freinet. Trad. Priscila de Siqueira. Rio de Janeiro; Livraria Francisco Alves editora, 1979.

LIMA, P. G. Formação de professores: por uma ressignificação do trabalho pedagógico na escola. Dourados/MS: Editora da UFGD,2010.

LIMA, P. G. Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho/SP: Unaspress, 2013.

SAMPAIO, Rosa Maria W. F. Freinet – Evolução Histórica e Atualidades. 2a ed. São Paulo :Scipione, 1994.

SANTOS, M. L. dos. Expressão livre no aprendizado da Língua Portuguesa – Pedagogia Freinet. São Paulo: Scipione, 1991 (Série Pensamento e Ação no Magistério).

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Lima, R. R. (2017). CONTRIBUIÇÕES PEDAGÓGICAS DE CÉLESTIN FREINET. Ensaios Pedagógicos, 1(1), p.87–94. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/10