O ENSINO SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS GRADUAÇÕES FEDERAIS DE PEDAGOGIA NO BRASIL

Autores

  • Jociane Marthendal Oliveira Santos UFSCar - campus Sorocaba

Palavras-chave:

Pedagogia, Desenvolvimento humano, Formação de Professores

Resumo

Conforme a legislação brasileira e as diretrizes curriculares nacionais, a formação de um professor durante a graduação de pedagogia deve conter conhecimentos sobre o desenvolvimento humano e suas faixas etárias a fim de atender as demandas da educação infantil e do ensino fundamental nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Este artigo tem o objetivo de discutir os currículos de pedagogia quanto a oferta de disciplinas sobre o desenvolvimento humano. A partir da pesquisa qualitativa foram realizadas análises dos documentos de vinte e sete instituições federais e as correspondentes ementas das disciplinas com a temática desenvolvimento humano. O resultado deste estudo possibilitou compreender que embora existam regimentos sobre a formação do professor da educação básica no Brasil em relação aos atendimentos da criança nas creches e escolas, os conteúdos oferecidos nas graduações sobre a temática desenvolvimento humano são fragmentados e subtraídos.

Biografia do Autor

Jociane Marthendal Oliveira Santos, UFSCar - campus Sorocaba

Doutoranda em Educação pela UFSCar- Sorocaba. Membro do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação). 

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Santos, J. M. O. . (2023). O ENSINO SOBRE O DESENVOLVIMENTO HUMANO NAS GRADUAÇÕES FEDERAIS DE PEDAGOGIA NO BRASIL. Ensaios Pedagógicos, 7(3), 73–83. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/333

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>