FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FUNDEB)

Autores

Palavras-chave:

FUNDEB. Avanços na Educação. Investimento.

Resumo

O FUNDEB é o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de valorização dos profissionais, tem como objetivo promover alguns incentivos econômicos para a concretização das políticas municipalizantes formuladas desde a Constituição Federal de 1988 e reforçada com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, do Estatuto da Criança e do Adolescente  da Emenda Constitucional 14/1996, além de um conjunto de normas infraconstitucionais e resoluções do conselho Nacional de Educação. Pretende-se neste artigo refletir sobre o FUNDEB, seu contexto histórico, os avanços e as perspectivas deste para 2020. Após a realização de pesquisa bibliográfica, verificou-se que o financiamento da educação passou por diversas modificações desde o início da educação no Brasil até a promulgação do FUNDEB em 2007, este fundo garante o financiamento da educação básica pública, da educação infantil ao ensino médio e a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Biografia do Autor

Patricia de Lourdes Camargo, UFSCAR

Pedagoga, Psicopedagoga e Especialista em Educação Infantil. Aluna especial UFSCAR

Shirlei Cristina Rossete Barbosa, Universidade Federal de São Carlos - sorocaba

Aluna especial mestrado - UFSCAR Sorocaba. Esp. Midias na Educação - Universidade Federal de Pernambuco. CursouPedagogia - Faculdade Herminio Ometto e Geografia - Universidade de Santos

Referências

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Publicado

2019-07-11

Como Citar

Camargo, P. de L., & Barbosa, S. C. R. (2019). FUNDO DE MANUTENÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E DE VALORIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (FUNDEB). Ensaios Pedagógicos, 3(1), p.18–26. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/127