MATERIALES DIDÁTICOS VISUALES Y LA ENSEÑANZA DE LA LENGUA DE SEÑAS COM UN ENFOQUE CENTRADO EN LA PERSONA SORDA
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.379Palabras clave:
Materiais didáticos visuais. Pessoas Surdas. Ensino de Libras.Resumen
El reconocimiento de la Lengua de Señas Brasileña (Libras) por la Ley 10.436/02 como lengua natural de la comunidad sorda brasileña asegura el derecho a la instrucción en su lengua nativa. Sin embargo, aún existen brechas en la creación de materiales didácticos visuales para la enseñanza de Libras como L1. Este estudio cualitativo y bibliográfic o, basado en autores como Strobel (2008), Marques (1999) y Alves (2020), investigó en los periódicos de CAPES y UFPB (2013-2023) la producción de materiales visuales en la enseñanza de Libras. El análisis reveló una presencia tímida de investigaciones que abordan la visualidad, un aspecto esencial en la enseñanza para personas sordas. Ante estos hallazgos, el estudio presenta materiales visuales desarrollados durante el curso de Letras Libras de la UFCG, enfatizando la importancia de prácticas metodológicas que integren la visualidad en la adquisición de Libras, respetando la subjetividad de la comunidad sorda.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Ritha Cordeiro de Sousa e Lima, Alanna Kelly Gomes de Oliveira

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.