AUTISMO DIANTE DO RACIOCINIO LÓGICO MATEMÁTICO: FATORES DETERMINANTES E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO

Autores

  • Bruno França Rederd Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)
  • Raquel Pierini Lopes dos Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)
  • Luciane Weber Baia Hees Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP) http://orcid.org/0000-0002-9620-5259

Palavras-chave:

Autismo. Raciocínio Lógico Matemático. Família. Estímulos. Intervenção.

Resumo

Esse estudo discute quais seriam os caminhos para incitar o desenvolvimento do raciocínio Lógico Matemático em alunos com Transtorno do Espectro do Autismo, (TEA).  Conclui-se após entrevista com docentes que atuam com diferentes estratégias para atender esses alunos, que se faz necessário uma parceria da escola com a família, uma vez que a família irá moldar a criança e preparar o caminho para os próximos estímulos que ela irá receber. Existem evidentes melhoras na inclusão da criança com TEA no ambiente escolar, entretanto é necessário que sejam utilizados métodos de intervenção eficientes visando à interação das crianças autistas, principalmente instigando-a a pensar. Conclui-se que tais métodos têm apresentado resultados positivos e podem favorecer no processo de inclusão da criança com TEA. Ressalta-se a singularidade da combinação de esforços dos sujeitos envolvidos, constatando que há uma reponsabilidade conjunta, pois envolve vários sujeitos estimuladores, e diferentes métodos de intervenção.

Biografia do Autor

Bruno França Rederd, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)

Licenciando em Pedagogia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Bacharel em Teologia pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Estrada Municipal Walter Boger s/n. Engenheiro Coelho, São Paulo- SP.

Raquel Pierini Lopes dos Santos, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)

Mestre em Educação pela UNIMEP, Professora na graduação de Pedagogia no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC.

Luciane Weber Baia Hees, Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC (UNASP)

Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-SP, professora universitária e do Curso de Mestrado Profissional em Educação no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Campus EC.

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Publicado

2018-07-12

Como Citar

Rederd, B. F., Santos, R. P. L. dos, & Hees, L. W. B. (2018). AUTISMO DIANTE DO RACIOCINIO LÓGICO MATEMÁTICO: FATORES DETERMINANTES E MÉTODOS DE INTERVENÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 2(1), p.113–124. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/68

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