OS SIGNIFICADOS E A NATUREZA DOS SABERES POPULARES: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

  • Larissa Aparecida Rosendo da Silva Universidade Federal de São Carlos [UFSCar-Campus Araras].
  • Tathiane Milaré Universidade Federal de São Carlos [UFSCar-Campus Araras].

Palavras-chave:

Saberes populares. Epistemologia. Ensino de ciências. Cultura.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir questões sobre a abordagem dos saberes populares no ensino de ciências. Para isso, apresenta um breve levantamento bibliográfico sobre os significados e naturezas atribuídos à sabedoria popular em pesquisas acadêmicas e discute a pertinência e limitações em atribuir às sociedades tradicionais os saberes populares. Também aborda questões sobre as possíveis relações entre os truques e dicas divulgados na internet e as características intrínsecas aos saberes populares, assim como suas potencialidades para o ensino de ciências.

Biografia do Autor

Larissa Aparecida Rosendo da Silva, Universidade Federal de São Carlos [UFSCar-Campus Araras].

Licenciada em Química e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEdCM) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Campus Araras, SP.

Tathiane Milaré, Universidade Federal de São Carlos [UFSCar-Campus Araras].

Docente do Departamento de Ciências da Natureza, Matemática e Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - Campus Araras, SP.

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

Silva, L. A. R. da, & Milaré, T. (2018). OS SIGNIFICADOS E A NATUREZA DOS SABERES POPULARES: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.95–104. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/99

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA