O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO E AS INFLUÊNCIAS NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Autores

Palavras-chave:

Globalização, Avaliação educacional, Política de responsabilização

Resumo

O presente artigo busca analisar os impactos na educação brasileira após a década de 1990, com o início do processo histórico da globalização.A partir da pesquisa de natureza qualitativa foram realizadas leituras sistemáticas de artigos científicos e documentos e sites oficiais do governo brasileiro. Assim, o desenvolvimento do artigo primeiramente contextualiza sobre o processo de globalização e, em seguida, reflete a respeito do avanço das influências das organizações internacionais e transnacionais na área educacional, principalmente em relação às formas de avaliação da educação - as avaliações estandardizadas -, da concepção e formulação dos currículos - a reforma curricular da BNCC - e das políticas de responsabilização - accountability - no Brasil. Concluiu-se que a educação brasileira segue as diretrizes destas organizações, guiando sua concepção de educação em uma perspectiva neoliberal, criando cada vez mais processos de regulação e controle.

Biografia do Autor

Fabíola Parrillo Sardi , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Professora da Rede Municipal de Sorocaba - SP. Aluna especial em Educação – UFSCar.

Jeniffer Bagatin , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Professora da Rede Municipal de Sorocaba - SP. Aluna especial em Educação – UFSCar.

Mariana Neves Corrêa, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Professora da Rede Municipal de Paulínia - SP. Aluna especial em Educação – UFSCar.

Downloads

Publicado

2022-10-02

Como Citar

Sardi , F. P. ., Bagatin , J. ., & Corrêa, M. N. . (2022). O PROCESSO DE GLOBALIZAÇÃO E AS INFLUÊNCIAS NA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA . Ensaios Pedagógicos, 6(2), p.20–28. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/274