PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Planejamento Educacional, Monitoramento e avaliação da educação, Planos Municipais de Educação, Região sudeste

Resumo

Este artigo é um recorte de um estudo maior sobre Planejamento Educacional desenvolvido em municípios da região metropolitana de Sorocaba.  A presente pesquisa tem como objetivo identificar estudos e pesquisas científicas na área da Educação que tratam do monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação com foco na região Sudeste do Brasil. Trata-se de uma pesquisa do tipo estado do conhecimento que se utiliza da análise documental e descrição crítica dos resultados, que demonstraram através das produções encontradas e selecionadas, uma deficiência e escassez no que diz respeito ao monitoramento e avaliação dos Planos Municipais de Educação durante sua vigência (2014-2024) na região Sudeste. Os estudos apontam para a necessidade de uma construção mais participativa e democrática do planejamento educacional, especificamente o PME, para que seu monitoramento e avaliação sejam estruturados de forma que a sociedade tenha acesso às informações.

Biografia do Autor

Amanda Regina Martins Dias, UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda em Educação pela UFSCar-campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. Diretora de Escola da Rede Municipal de Educação de Sorocaba.

Débora Aparecida Martinho da Silva , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Pedagoga Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional e Especialista em Inclusão Social. Participante do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. Psicopedagoga Clínica da Rede Municipal de Conchal.

Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestra em Educação pela UFSCar-campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação. Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Educação de Sorocaba.

Paulo Gomes Lima , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Pós-Doutor pela UNICAMP. Doutor em Educação Escolar pela UNESP. Líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e docente do PPGED UFSCar campus Sorocaba/SP. Coordenador do Projeto de Pesquisa.

Downloads

Publicado

2022-10-04

Como Citar

Dias, A. R. M. ., Silva , D. A. M. da ., Almenara , G. V. R. ., & Lima , P. G. . (2022). PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL. Ensaios Pedagógicos, 6(3), p.80–92. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/286

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>