O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTAL BRASILEIRA: O CASO DOS ESTADOS DO CEARÁ E SÃO PAULO

Autores

  • Beatriz Paula de Moraes do Nascimento UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Rogério Paiva Castro UFSCar - Universidade Federal de São Carlos
  • Tânia Tadeu UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Palavras-chave:

Educação, Regime de colaboração, Sistema Nacional de Educação

Resumo

O objetivo foi discutir o regime de colaboração no campo da educação pública, com ênfase nas experiências dessa política nos estados do Ceará e São Paulo. Para isso, realizamos investigações bibliográficas e documentais em acervos digitais e físicos, considerando a relevância de perceber em que aspectos avançamos e quais são as perspectivas quanto ao estabelecimento de um regime no qual a educação seja uma política sistêmica e nacionalmente consistente. Inicialmente refletimos sobre as bases legais nacionais do regime de colaboração. Em seguida, analisamos as experiências de colaboração nos sistemas de ensino dos estados do Ceará e São Paulo. Por fim, lançamo-nos às conclusões, que nos remetem à criação do Sistema Nacional de Educação e ao ideal de cooperação federativa no enfrentamento às desigualdades e com vistas ao aperfeiçoamento e à organização da educação, de modo que as políticas sejam capazes de assegurá-la com equidade.  

Biografia do Autor

Beatriz Paula de Moraes do Nascimento , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Psicóloga e Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

Rogério Paiva Castro , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Professor e Coordenador Pedagógico na Rede Pública Municipal de Juazeiro do Norte – Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

Tânia Tadeu , UFSCar - Universidade Federal de São Carlos

Mestranda no Programa Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. Coordenadora Pedagógica da Rede Municipal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2022-10-02

Como Citar

Nascimento , B. P. de M. do ., Castro , R. P. ., & Tadeu , T. . (2022). O REGIME DE COLABORAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA FUNDAMENTAL BRASILEIRA: O CASO DOS ESTADOS DO CEARÁ E SÃO PAULO. Ensaios Pedagógicos, 6(2), p.29–39. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/275