RELAÇÕES ENTRE GESTÃO E CURRÍCULO SOB O VIÉS DOS CONCEITOS DE DEMOCRACIA E CULTURA
Palavras-chave:
Gestão Democrática. Currículo. Cultura.Resumo
O objetivo deste estudo é estabelecer conexões entre o currículo e a gestão dentro do contexto escolar. Considera-se que as escolas desempenham um papel fundamental na adaptação das políticas públicas e têm a capacidade de promover relações verdadeiramente democráticas entre currículo e gestão. Acredita-se que o currículo, quando implementado para a emancipação humana, está diretamente ligado aos princípios de democracia e cultura, com foco na interculturalidade. A função gestora é entendida tanto na esfera da gestão escolar como na dimensão pedagógica, uma vez que o propósito central da escola é a educação dos alunos, o que implica em critérios específicos de organização. A metodologia utilizou-se de revisão bibliográfica dos conceitos de gestão, administração, curriculum e cultura. Os resultados ressaltam a importância da administração educacional como uma ferramenta crucial para atingir os objetivos educacionais, ao organizar as escolas de forma eficiente, otimizando recursos e criando ambientes favoráveis ao desenvolvimento dos alunos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Alex Sandro Lucas dos Santos
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.