IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E AS ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO

Autores

  • Lucia Helena Pralon de Souza Universidade Federal do Rio de janeiro (UNIRIO).
  • Sheila Cristina Ribeiro Rego Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Palavras-chave:

Imagem fixa. Livro didático. Ensino de ciências. Programa nacional do livro didático.

Resumo

Neste trabalho nosso objetivo é trazer reflexões sobre a imagem nos livros didáticos (LD) de ciências do Ensino Fundamental e de Física do ensino médio, relacionando-os com as orientações do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). A análise dos Guias de Livros Didático e dos Editais de Convocação revelou que nem todos os Guias expressam com detalhes os critérios adotados para análise das imagens presentes nas obras selecionadas pelo PNLD. Essa ausência de critérios específicos revela pouco reconhecimento do valor pedagógico das imagens nessa etapa de ensino. Faz-se necessário pensar em indicadores de avaliação para as imagens nos LD de ciências que levem em conta a variedade de tipos de imagens (desenhos, fotografias, pinturas, gráficos, tabelas etc.), bem como aspectos da população brasileira por meio da presença da mulher, de afrodescendentes, indígenas, dentre outros, levantando o questionamento de quais sentidos estão sendo construídos a partir dessas representações imagéticas.

Biografia do Autor

Lucia Helena Pralon de Souza, Universidade Federal do Rio de janeiro (UNIRIO).

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de janeiro. Professora adjunta da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, atuando no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu).

Sheila Cristina Ribeiro Rego, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ)

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de janeiro. Professora adjunta de Física do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Atuando nos cursos de Graduação em Engenharia e no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE). 

Referências

BRASIL. Decreto-Lei n.8.460 de 1945. Consolida a legislação sobre as condições de produção, importação e utilização do livro didático. Rio de Janeiro, 1945. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1940-1949/decreto-lei-8460-26-dezembro-1945-416379-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 06 set. 2018.

BRASIL. Decreto-lei n. 93, de 21 de dezembro de 1937. Cria o Instituto Nacional do Livro. Rio de Janeiro, 1937. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-93-21-dezembro-1937-350842-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em 06 set. 2018.

BRASIL. Decreto-Lei n.1.006, de 30 de dezembro de 1938. Estabelece as condições de produção, importação e utilização do livro didático. Rio de Janeiro, 1938. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1006-30-dezembro-1938-350741-publicacaooriginal-1-pe.html>. Acesso em: 06 set. 2018.

BRASIL. Edital de Convocação 02/2014 – CGPLI. Ministério da Educação / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / Secretaria de Educação Básica. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático pnld 2016. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro. Acesso em: 13 set.2018.

BRASIL. Edital de Convocação 02/2015 – CGPLI. Ministério da Educação / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / Secretaria de Educação Básica. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático pnld 2017. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro. Acesso em: 13 set.2018.

BRASIL. Edital de Convocação 04/2015 – CGPLI. Ministério da Educação / Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação / Secretaria de Educação Básica. Edital de convocação para o processo de inscrição e avaliação de obras didáticas para o programa nacional do livro didático pnld 2018. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro. Acesso em: 13 set.2018.

BRASIL. FNDE/MEC. Histórico dos programas do livro didático. disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/historico. Acesso em: 13 set.2018.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2016: Ciências: ensino fundamental anos iniciais. – Brasília: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2015a. 206p.: il. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/guia-do-livro-didatico. Acesso em: 13 set.2018.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2016: Ciências Humanas e da Natureza Coleção Integrada e Livros Regionais: ensino fundamental anos iniciais. – Brasília, Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2015b. 344 p. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/guia-do-livro-didatico. Acesso em: 13 set.2018.

BRASIL. Guia de livros didáticos: PNLD 2017: Ciências - Ensino fundamental anos finais/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2016. xxx 115 p. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/guia-do-livro-didatico. Acesso em: 13 set.2018.

Brasil. Ministério da Educação. PNLD 2018: apresentação – guia de livros didáticos – ensino médio. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017a. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/guia-do-livro-didatico. Acesso em: 13 set.2018.

BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: física – guia de livros didáticos – ensino médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017b. 111 p. Disponível em: http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/guia-do-livro-didatico. Acesso em: 13 set.2018.

BRUNO, N. V. Utilização de imagens no ensino de ciências: concepções de professores de nível fundamental. 2018. 90f. Dissertação (Mestrado em ensino de ciências) - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), Rio de Janeiro, 2018. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=6321619. Acesso em: 13 set.2018.

CALADO, I. A utilização educativa das imagens. Porto: Porto Editora, 1994.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educ. Pesqui., set./dez. 2004, vol.30, no.3, p.549-566. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27957. Acesso em: 13 set.2018.

GRAMOWSKI, V. B.; DELIZOICOV, N. C.; MAESTRELLI, S. R. P. O PNLD e os guias dos livros didáticos de ciências (1999 - 2014): uma análise possível. Ensaio: Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 19, e2571, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172017000100210&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 set. 2018.

JOLY, M. Introdução à análise da imagem. 11. ed. Campinas: Papirus, 2007.

MARTINS, I. GOUVÊA, G; VILANOVA, R. (Orgs) O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro: [Editoras] Isabel Martins, Guaracira Gouvêa e Rita Vilanova, 2012

MEDINA, M.; SENRA, C.; BRAGA, M. A utilização do livro didático pelos professores e alunos imerso em um mundo de cibercultura, In: PEDRO, N.; PEDRO, A;, MATOS, J. F.; PIEDADE, J.; FONTE, M. (Org.). TICEDUCA Digital Technologies & Future School. 1ed.Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2016, v. 1, p. 693-700.

MEGID NETO, J.; FRACALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, Bauru , v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003 . Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132003000200001&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 07 set. 2018.

MIRANDA, L. das G. M. A amazonia na ótica do livro didático: uma análise dos livros de estudos sociais de primeira a quarta serie do primeiro grau utilizados em Belém, em 1984. 1989. 264 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1989. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 13 set.2018.

PEDRINI, T. C. da S.R. Diretrizes para avaliação do livro didático como material instrucional. 1989. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 1989. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 13 set.2018.

PRALON, L.H. Imagem e produção de sentido: as fotografias no livro didático. In: Isabel Martins; Guaracira Gouvêa; Rita Vilanova. (Org.). O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. 1ed.Rio de Janeiro: Isabel Martins; Guaracira Gouvêa; Rita Vilanova, 2012a, v. 1, p. 159-170.

PRALON, L.H. Fotografias da saúde em livros de ciências. In: Tatiana Galieta Nascimento. (Org.). Ensino de Ciências em programas de pós-graduação no Brasil: tendências de pesquisas. 1ed.Curitiba: CRV, 2012b, v. 1, p. 93-112

PRALON, L.H. As imagens da saúde em livros didáticos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental no Brasil. In: Anais...XII Jornadas Nacionales y VII Congreso Internacional de Enseñanza de la Biología Volver a las fuentes: La resignificación de la enseñanza de la Biología en aulas reales, 2016. Ciudad Autónoma de Buenos Aires – Argentina. Disponível em: http://adbia.org.ar/jneb/. Acesso em: 13 set. 2018

PRALON, L.H.; GOUVEA, G. Imagens da Saúde no Livro Didático de Ciências. In: VII Enpec - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009, Florianópolis - SC. Atas VII ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2009. Disponível em: http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/512.pdf. Acesso em: 13 set.2018.

REGO, S. C. R. Funções das fotografias em livros didáticos de Física. In: XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (XVII EPEF), 2018, Campos do Jordão. XVII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – Campos do Jordão - 2018. São Paulo: SBF, 2018. v. 1. p. 1-8. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/epef/xvii/programa/trabalhos.asp?sesId=40.Acesso em: 13 set.2018.

REGO, S. C. R. IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: REPRESENTAÇÃO DE OBJETOS E IDEIAS. In: XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física (XVI EPEF), 2016, Natal. XVI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física - Natal - 2016. São Paulo: SBF, 2016. v. 1. p. 1-8. Disponível em: https://sec.sbfisica.org.br/eventos/enf/2016/sys/resumos/T0449-1.pdf . Acesso em: 13 set.2018.

REGO, S. C. R. Imagens fixas no ensino de Física: suas relações com o texto verbal em materiais didáticos e padrões de leitura de licenciandos. Rio de Janeiro, 2011. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) – Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: http://www.nutes.ufrj.br/doutorado/arquivos/SHEILA%20CRISTINA%20RIBEIRO%20REGO.pdf. Acesso em: 13 set.2018.

REGO, S. C. R. Representação da realidade em imagens de livros didáticos de Física. In: X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais do X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências. Belo Horizonte: Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/arquivos/Livro_de_Programa____o_Completo_X_ENPEC.pdf .Acesso em: 13 set.2018.

SILVA, A. C. da. O estereótipo e o preconceito em relação ao negro no livro de comunicação e expressão de 1º grau nivel 1. 1988. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Bahia, Salvador, 1988. Disponível em: https://catalogodeteses.capes.gov.br/catalogo-teses/#!/. Acesso em: 13 set.2018.

WESTPHAL, M. F. Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças. In: Campos, G.W.S. et.al. (orgs). Tratado de Saúde Coletiva. São Paulo: Hucitec: Rio de Janeiro: Ed. FIOCRUZ, 2006, p. 635-667.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Souza, L. H. P. de, & Rego, S. C. R. (2018). IMAGENS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E AS ORIENTAÇÕES DO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.5–15. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/104