PAULO FREIRE E OLAVO DE CARVALHO: A DESVALORIZAÇÃO REATIVA NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Giovani Miraveti Carriello UFSCar/Sorocaba
  • Guilherme Manassés Pegoraro UFSCAR/Sorocaba
  • João Batista dos Santos Junior UFSCAR/Sorocaba

Palavras-chave:

Educação, Polarização política, Desvalorização reativa.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo analisar a presença da desvalorização reativa de ideias educacionais de Paulo Freire e Olavo de Carvalho por parte professores da educação básica 2, pedagogos e formandos em licenciatura, contextualizando com o ambiente de polarização política brasileira pré-eleitoral de 2018. Os participantes responderam a dois questionários de caracterização e opinativos, realizados em um período de dois meses, verificando a sua concordância com base nas ideias educacionais das frases dispostas ou com base nos autores em si. Foi estabelecido um critério de coerência para avaliar as respostas. Os resultados indicam que a desvalorização reativa ocorreu e está correlacionada com o tipo de instituição de formação, tempo de atuação na educação e posição no espectro político-ideológico.

Biografia do Autor

Giovani Miraveti Carriello, UFSCar/Sorocaba

Acadêmico do curso de Licenciatura em Química Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba, Técnico em Química e Técnico em Alimentos

Guilherme Manassés Pegoraro, UFSCAR/Sorocaba

Acadêmico do curso de Licenciatura em Química UniversidadeFederal de São Carlos – Campus Sorocaba.

João Batista dos Santos Junior, UFSCAR/Sorocaba

Doutor, Docente do Departamento de Física e Química da Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

Referências

AMARAL, O. E.; RIBEIRO, P. F. Por que Dilma de novo? Uma análise exploratória do Estudo Eleitoral Brasileiro de 2014. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v.23, n.56, p.107-123, dez. 2015.

BRUGNAGO, F.; CHAIA, V. A nova polarização política nas eleições de 2014: radicalização ideológica da direita no mundo contemporâneo do Facebook. Aurora: revista de arte, mídia e política, São Paulo, v.7, n.21, p.99-129, out.2014-jan.2015.

CARVALHO, O. O imbecil coletivo II: a longa marcha da vaca para o brejo e, logo atrás dela, os filhos da PUC. 1. Ed, Rio de Janeiro: Topbooks, 1998.

CARVALHO, O. O imbecil coletivo: Atualidades intelectuais brasileira 1.ed. Rio de Janeiro: Record, 2018a.

CARVALHO, O. O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota. 30.ed. Rio de Janeiro: Record, 2018b.

FREIRE, A. M. A. Paulo Freire: Uma história de vida. 1.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 53.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.

LESTER, J. C. The evolution of the political compass (and why libertarianism is not right-wing). Journal of Social and Evolutionary Systems, Londres: v.17, n.3, p.231-241, 1994.

LÖWY, M. Conservadorismo e extrema-direita na Europa e no Brasil. Serviço Social & Sociedade, São Paulo: n.124, p. 652-664, out.-dez. 2015.

MAOZ, I. et al. Reactive devaluation of an “Israeli” vs. “Palestinian” Peace Proposal. Journal of Conflict Resolution, College Park, v.46, n.4, p.515-546, 2002.

MENEZES, M. G.; SANTIAGO, M. E. Um estudo sobre a contribuição de Paulo Freire para a construção crítica do currículo. Espaço do Currículo, Recife, v.3, n.1, p.395-402, mar.-set. 2010.

MIGUEL, L. F. Da “doutrinação marxista” à “ideologia de gênero” – Escola Sem Partido e as leis da mordaça no parlamento brasileiro. Revista Direito e Práxis, Rio de Janeiro, v.7, n.15, p.590-621, ago. 2016

OLIVEIRA, A. J.; ONUKI, J. Eleições, Partidos Políticos e Política Externa no Brasil. Revista Política Hoje, São Paulo, v.19, n.1, p.144-185, 2010.

OSTERMANN, F. M. Os liberais e o espectro político unidimensional: direita, esquerda ou algo mais? 115 f. Dissertação (Ciências Sociais) – Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2014.

PENTEADO, C. L. C.; LERNER, C. A direita na rede: mobilização online no impeachment de Dilma Rousseff. Revista Em Debate, Belo Horizonte, v.10, n.1, p.12-24, abr. 2018.

ROTHBARD, M. Esquerda e direita: perspectivas para a liberdade. 1.ed. Campinas: CEDET, 2016.

SAUL, A. M. O Pensamento de Paulo Freire na educação brasileira: análise de sistemas de ensino a partir de 1990. Currículo Sem Fronteiras, São Paulo, v.12, n.3, p.37-56, set.-dez. 2012.

SIEGEL, H. The Oxford Handbook of Philosophy of Education. In: CALLAN, E.; ARENA, D. Indoctrination. 1.ed. Oxford: Oxford University Press, 2009. cap.3, p.104-121.

TAROUCO, G. S.; MADEIRA, R. M. Partidos, programas e o debate sobre esquerda e direita no Brasil. Revista de Sociologia e Política, Curitiba, v.21, n.45, p.149-165, mar. 2013.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Carriello, G. M., Pegoraro, G. M., & Santos Junior, J. B. dos. (2020). PAULO FREIRE E OLAVO DE CARVALHO: A DESVALORIZAÇÃO REATIVA NA EDUCAÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.87–101. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/208