POLÍTICA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO? UM OLHAR SOBRE A EVASÃO/ABANDONO ESCOLAR NA EJA
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos., Evasão, Abandono escolarResumo
Esta pesquisa aborda a Educação de Jovens e Adultos (EJA), analisando tanto o seu papel como processo educativo dentro de uma sociedade baseada na produção de conhecimentos e quanto o seu funcionamento como política pública ministrada por instituições escolares. Desse modo, este estudo objetiva compreender se a EJA na cidade de Porto Seguro se configura como uma política de inclusão ou exclusão social para seu público. Para investigar esta problemática, utilizou-se uma metodologia qualitativa, fundamentada no referencial teórico pertinente ao tema, que envolve pesquisa bibliográfica e análise documental de 23 atas escolares do ano de 2022. A análise aponta para a conclusão de que é fundamental o desenvolvimento de novas políticas educacionais e ações concretas que assegurem o acesso, a permanência e a equidade para todos os estudantes que procuram na EJA uma oportunidade de educação inclusiva.
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