DISCUSSÃO SOBRE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE ANA TEBEROSKY E O DESENVOLVIMENTO DA LECTO-ESCRITA

Autores

  • Rosilene Rodrigues Lima Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Palavras-chave:

Ana Teberosky. Lecto-escrita. Letramento. Alfabetização.

Resumo

Por meio de seus estudos sobre alfabetização Teberosky e colaboradores concluíram que a escrita produzida pelas crianças é parte de seu esquema de assimilação da aprendizagem, isto é, conforme o seu desenvolvimento manifestado pela linguagem oral inicialmente. Nesse sentido o desenvolvimento da linguagem não ocorre desvinculado da estruturação do pensamento, dos esquemas mentais, de sua capacidade de assimilação, acomodação entre equilíbrios e desequilíbrios na elaboração de hipóteses que vivencia e faz parte de seu contexto. O objetivo desse artigo é, discutir as contribuições de Ana Teberosky sobre o desenvolvimento da lecto-escrita da criança, por meio de uma pesquisa exploratória de cunho bibliográfico. O pensamento pedagógico de Ana Teberosky é centrado no construtivismo, nesse sentido, a sua ênfase é sempre os processos psicológicos sobre a apropriação da lecto-escrita, eixos indispensáveis para se compreender e favorecer as intervenções e acompanhamento do desenvolvimento da criança nesse âmbito.

Biografia do Autor

Rosilene Rodrigues Lima, Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Docente efetiva da Rede Municipal de Ensino da Cidade de São Paulo. Temas centrais de seus estudos: Educação Infantil, processo ensino-aprendizagem e formação de educadores

Referências

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño. México: Siglo XXI, 1979.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênse da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1985.

FERREIRO, E.; TEBEROSKY, A. Psicogênse da língua escrita. Porto Alegre: Artmed, 1999.

LIMA, P.G. Fundamentos teóricos e práticas pedagógicas. Engenheiro Coelho/SP: Unaspress, 2013.

MENDONÇA, O.S.; MENDONÇA, O.C. de. Psicogênese da Língua Escrita: contribuições, equívocos e consequências para a alfabetização. In: Caderno de formação: formação de professores didática dos conteúdos / Universidade Estadual Paulista. Pró-Reitoria de Graduação; Universidade Virtual do Estado de São Paulo. – São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 2, p.36-57, 2011.

PORTILLA, C.; TEBEROSKY, A.: una experiencia en pré-escolar. Lectura y vida: Revista latinoamericana de lectura, vol. 31, nº. 1, p. 50-67, 2010.

RAMÍREZ, C.R.P.; CORONADO, A.T. La influencia de la escritura en la comprensión del significado y la forma en variaciones lexicales del español en niños pré-escolares. Forma y Función no 20, p. 79-93, Bogotá, 2007.

SOARES, M. Letramento e escolarização. In: UNESP. Cadernos de formação: Alfabetização. São Paulo: UNESP, p. 79-98, 2003

TEBEROSKY, A. La lectura desde la perspectiva constructivista. Revista Aula de Aula de Innovación Educativa [Versión electrónica], n. 179, 2009. Disponível em: http://didacticalenguajeycomunicacion.wikispaces.com/file/view/1.la+lectura+-+ana+teberosky.pdf. Acesso em 28/05/2015.

TEBEROSKY, A. Actividades iniciales de escritura: Leytura e Vida, Ano 08, n.2, 1987. Disponível em: http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a8n2/08_02_Teberosky.pdf. Acesso em 02/06/2015.

TEBEROSKY, A. El lenguaje escrito y la alfabetización. Leytura e Vida, Ano 11, n.3, 1990. http://www.lecturayvida.fahce.unlp.edu.ar/numeros/a11n3/11_03_Teberosky.pdf. Acesso em 02/06/2015.

TEBERSOKY, A. La intervención pedagógica y la comprensión de la lengua escrita. Disponível em:<http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_tese/Pedagogia/artigo-ana-teberosky.pdfAcesso em 30/05/2015.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Lima, R. R. (2017). DISCUSSÃO SOBRE O PENSAMENTO PEDAGÓGICO DE ANA TEBEROSKY E O DESENVOLVIMENTO DA LECTO-ESCRITA. Ensaios Pedagógicos, 1(1), p.77–86. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/9