FORMAÇÃO DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS

UMA ANÁLISE CURRICULAR

Autores

Palavras-chave:

Letras Libras, Formação Profissional, Formação Tradutores Intérpretes de Libras

Resumo

O artigo discuti se o curso de Licenciatura em Letras Libras, frequentemente, compreendido e utilizado como formação para profissionais Tradutores Intérpretes de Libras (TILS), se constitui como suficiente para a aquisição das habilidades e competências necessárias para o exercício profissional. Para tanto, foi feita uma análise documental comparativa dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e de Bacharelado em Letras Libras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com o intuito de observar a constituição e alocação dos conhecimentos ao longo da matriz curricular. Como resultados, tem-se que apesar das nomenclaturas similares e da existência de conteúdos em comum, a Licenciatura atende, especificamente, à formação docente, sendo necessário que haja uma complementação dos conhecimentos adquiridos por aqueles que desejam atuar como TILS e a necessidade do fortalecimento e criação de novos cursos de bacharelado em todo país, sobretudo, na região Nordeste.

Biografia do Autor

Sarah Lisandra Araújo de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Licenciada em Letras Libras pela UFPB. Atua como tradutora intérprete de Libras na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé. Possui experiências em Libras, Tradução e Interpretação, Linguística.

Ana Cristina Silva Daxenberger, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutora em Educação Escolar pela UNESP. Professora Associada da UFPB. Membro do Neabi/UFPB. Membro do GEPE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial. Professora do PPGL. Pesquisadora e Extensionista na área de inclusão e estudos étnicos. 

Nielson Firmino de Oliveira, UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

Doutorando e Mestre em Letras pelo Programa de pós Graduação em Letras da UFPB na linha de pesquisa em estudos semióticos. Servidor Público Federal da Universidade Federal da Paraíba no cargo de Tradutor Intérprete de Libras. Atuou como coordenador adjunto e monitor do curso de extensão de Libras - CCHLA/UFPB e no projeto de extensão de tradução para LIBRAS. Representante do comitê de inclusão e acessibilidade da subsede Areia - CCA/UFPB - Campus II. Tutor das disciplinas de Didática e Escrita de Sinais I, II e III no curso de graduação em Libras.

Arquivos adicionais

Publicado

2025-08-28

Como Citar

Almeida, S. L. A. de, Daxenberger, A. C. S., & Oliveira, N. F. de. (2025). FORMAÇÃO DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS: UMA ANÁLISE CURRICULAR. Ensaios Pedagógicos, 9(2), p.61–86. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/442

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.