FORMAÇÃO DE TRADUTORES INTÉRPRETES DE LIBRAS
UMA ANÁLISE CURRICULAR
Palavras-chave:
Letras Libras, Formação Profissional, Formação Tradutores Intérpretes de LibrasResumo
O artigo discuti se o curso de Licenciatura em Letras Libras, frequentemente, compreendido e utilizado como formação para profissionais Tradutores Intérpretes de Libras (TILS), se constitui como suficiente para a aquisição das habilidades e competências necessárias para o exercício profissional. Para tanto, foi feita uma análise documental comparativa dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Letras Libras da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) e de Bacharelado em Letras Libras da Universidade Federal de Roraima (UFRR), com o intuito de observar a constituição e alocação dos conhecimentos ao longo da matriz curricular. Como resultados, tem-se que apesar das nomenclaturas similares e da existência de conteúdos em comum, a Licenciatura atende, especificamente, à formação docente, sendo necessário que haja uma complementação dos conhecimentos adquiridos por aqueles que desejam atuar como TILS e a necessidade do fortalecimento e criação de novos cursos de bacharelado em todo país, sobretudo, na região Nordeste.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Sarah Lisandra Araújo de Almeida, ANA CRISTINA SILVA DAXENBERGER, Nielson Firmino de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.