CARACTERÍSTICAS DAS ADEQUAÇÕES FÍSICAS E ARQUITETÔNICAS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ – RO, BRASIL

Autores

  • Alexandra Aparecida Rech Secretaria de Educação - RO

Palavras-chave:

Inclusão. Aluno com deficiência. Atendimento.

Resumo

A inclusão é um assunto complexo, principalmente quando se fala de inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência. O objetivo deste trabalho foi identificar se as escolas do fundamental I, no município de São Miguel do Guaporé/RO, no ensino regular estão preparadas para receber alunos com deficiência mental, quanto às adequações físicas e arquitetônicas. A fundamentação teórico-metodológica encontra-se assentada numa abordagem qualitativa, com pesquisa de campo e seus dados com análise analítica e qualitativa, onde os dados obtidos serão descritos, mostrando a perspectiva dos participantes não se limitando somnte a descrição, mas buscará refletir à luz dos parâmetros legais e conhecimentos produzidos as características do atendimento educacional ao estudante om deficiência. Pode-se concluir que as instituições necessitam de melhores assistências tanto metodológica quanto na formação dos profissionais envolvidos no ensino e aprendizagem da pessoa com deficiência, para que a inclusão é ocorra em toda a sua amplitude.

Biografia do Autor

Alexandra Aparecida Rech, Secretaria de Educação - RO

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Tocantins (2008). Atualmente é Professora de Sala de Recursos do Getúlio Vargas e Professora da Sala de Recursos da Lazara Alves de Lima (RO). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.

Referências

ABNT- NBR 9050. Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. 2° ed. Rio de Janeiro: ABNT- associação brasileira de normas técnicas, 2004. Disponível em: http://www.pessoacomdeficiencia.gov.br/app/sites/default/files/arquivos/%5Bfield_generico_imagens-filefield-description%5D_24.pdf. Acesso em: 25 jul. 2018.

BRASIL¬. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE. 1994. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/salamanca.pdf. Acesso em: 25 jul. 2018..

BRASIL¬. Decreto n°. 3.956, de 08 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 09 dez. 2001a. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2 001/d3956.htm. Acesso em: 25 jul. 2018.

BRASIL¬. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em: 25 jul. 2018.

BRASÍLIA. Decreto-lei nº. 5.296, de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis nº 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Brasília, 2004. Disponível em: http://www010.dataprev.gov.br/sislex/paginas/23/2004/5296.htm. Acesso em: 25 jul. 2018.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 9° ed., Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra. 1981.

GLAT, R.; MACHADO, K.; BRAUN, P. Inclusão escolar. In: Anais do XI Congresso Nacional da Fenasp. 2006. p. 221-228. Disponível em: www.uel.br/eventos/congressomultidisciplinar/pages/arquivos/anais/.../019-2011.pdf. Acesso em: 25 jul. 2018.

GLAT, R; NOGUEIRA, M. L. L. Políticas educacionais e a formação de professores para a educação inclusiva no Brasil. Revista Integração, Brasília, v. 24, ano 14, p. 22-27, 2002. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistasunimep/index.php/comunicacoes/article/view/1647. Acesso em 25/072018.

GODINHO, F. A. F. B. Uma nova abordagem para a formação em Engenharia de Reabilitação em Portugal. 2010. Disponível em: http://repositorio.utad.pt/handle/1 0348/572. Acesso em 25/072018.

GUERREIRO, E. M. B. R. A acessibilidade e a educação: um direito constitucional como base para um direito social da pessoa com deficiência. Revista Educação Especial, v. 25, n. 43, p. 217-232, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4415 . Acesso em: 25 jul. 2018.

http://www.institutoparadigma.org.br/site/conteudo.asp?id=347. Acesso em: 25 jul. 2018.

IBGE. Censo Demográfico de 2000 (2010). Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 25 jul. 2018.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 2011. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1605/1577. Acesso em: 25 jul. 2018.

MANTOAN, M. T. E. Caminhos Pedagógicos da Educação Inclusiva. In: GAIO, R.; MENEGUETTI, R. G. K. Caminhos Pedagógicos da Educação Especial. 3.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. Disponível em: www.lite.fe.unicamp.br/papet/2003/ep403/caminhos_pedagogicos_da_inclusao.htm. Acesso em: 25 jul. 2018.

ONU. Resolução ONU n.º 45/91, de 14 de dezembro de 1990. Disponível em:

SOUSA, E. M.; TAVARES, H. M. Acessibilidade da criança com deficiência física na escola1. Disponível em: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/wpcontent/uploads/2015/08/ACESSIBILIDADE.pdf. Acesso em: 25 jul. 2018.

Downloads

Publicado

2018-12-29

Como Citar

Rech, A. A. (2018). CARACTERÍSTICAS DAS ADEQUAÇÕES FÍSICAS E ARQUITETÔNICAS PARA O ATENDIMENTO EDUCACIONAL AOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ – RO, BRASIL. Ensaios Pedagógicos, 2(3), p.81–94. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/95

Edição

Seção

ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA