EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: DIMENSÕES PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

Educação infantil, Dimensões pedagógicas, Formação de professores

Resumo

Na história do atendimento à criança no Brasil, que anteriormente previa um atendimento com ênfase assistencialista, a história foi se transformando e na atualidade o atendimento da criança na educação infantil considera os aspectos físicos, psicológico, intelectual e social. Nessa perspectiva a instituição de educação infantil se apresenta como um universo de possibilidades, onde a criança pode ampliar suas descobertas, uma diversidade de vivências e experiências. Logo é imprescindível trazer à tona as perspectivas pedagógicas que organicamente devem ser a base do trabalho do professor com a criança pequena e, de outro lado, a sua própria formação inicial, continuada e em serviço. À luz de uma pesquisa exploratória, de cunho bibliográfico tais questões são tratadas. Os indicativos conduzem à via da necessidade, da possibilidade e da efetividade de uma pedagogia que respeite a especificidade da criança e o professor como mediador de suas solicitações na escola.

Biografia do Autor

Meira Chaves Pereira , UNESP - Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho - RC

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho Campus Rio Claro/SP. UNESP/RC.

Downloads

Publicado

2022-10-02

Como Citar

Pereira , M. C. . (2022). EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: DIMENSÕES PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DE PROFESSORES . Ensaios Pedagógicos, 6(2), p.58–65. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/278

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)