A ESCOLA PÚBLICA EM ANTÔNIO GRAMSCI E A FORMAÇÃO DE INTELECTUAIS ORGÂNICOS

Autores

  • Amanda Regina Martins Dias Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba
  • Thiago de Melo Martins – UFSCar/Sorocaba

Palavras-chave:

Escola pública. Hegemonia. Superestrutura. Intelectuais orgânicos.

Resumo

O presente texto tem por objetivo problematizar questões centrais da teoria gramsciana como hegemonia, estrutura e superestrutura e sua relação com a educação e a escola, refletindo sobre o conceito de hegemonia de classe e superestrutura do Estado, bem como análise da escola pública enquanto instrumento de reprodução social para manter a hegemonia vigente. Complementa o presente artigo as concepções de educação e escola, e ainda, as teorias pedagógicas contra-hegemônicas existentes no Brasil na década de 1980, influenciadas pelas ideias de Gramsci – a sua concepção de escola unitária e a necessidade de se pensar uma escola que projete uma outra tipologia de educação para uma sociedade em tensão e recorrência.

Biografia do Autor

Amanda Regina Martins Dias, Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba

Aluna Especial no Mestrado em Educação da UFSCar-Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE. Diretora de Escola da Rede Municipal de Ensino de Sorocaba/SP.

Thiago de Melo Martins, – UFSCar/Sorocaba

Aluno Especial do Mestrado em Educação. USFCAR-Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE. Professor Municipal de Sorocaba/SP.

Referências

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

Dias, A. R. M., & Martins, T. de M. (2017). A ESCOLA PÚBLICA EM ANTÔNIO GRAMSCI E A FORMAÇÃO DE INTELECTUAIS ORGÂNICOS. Ensaios Pedagógicos, 1(1), p.11–16. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/2

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