FORMAÇÃO INTEGRAL HUMANA:

UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA

Autores

  • Thiago de Melo Martins UFSCar - Campus Sorocaba
  • Daniele Xavier Ferreira Giordano UFSCar - Campus Sorocaba

Palavras-chave:

Formação integral, Humanismo, Educação

Resumo

O presente artigo faz parte de um seminário sobre a Paideia: A formação do homem grego, apresentado durante o curso de Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos – campus Sorocaba e teve como objetivo analisar o termo Paideia como conceito aproximado dos dias atuais de formação integral humana e como esta é enraizada na identidade grega. A metodologia empregada foi a revisão de literatura da temática, especialmente o livro PAIDEIA: A formação do home grego, de Werner Jaeger (2013). A reflexão que fica é que cabe indicar a educação humanista, baseada na ética dos filósofos citados como um caminho a ser seguido como seres humanos. Em tempos de inteligência artificial se torna urgente resgatar a formação integral no contexto observado da paideia.

Biografia do Autor

Thiago de Melo Martins, UFSCar - Campus Sorocaba

Doutorando em Educação. UFSCar - Campus Sorocaba. Mestre em Educação UFSCAR- Campus- Sorocaba. Membro GEPLAGE- Grupo de Estudos e Pesquisas, Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Martins, T. de M. ., & Giordano, D. X. F. (2023). FORMAÇÃO INTEGRAL HUMANA: : UMA EDUCAÇÃO TRANSFORMADORA . Ensaios Pedagógicos, 7(3), 142–148. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/332

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>