EVOLUÇÃO DA MERCADORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR PRIVADO NO BRASIL: CAMINHO SEM VOLTA?

Autores

Palavras-chave:

Ensino superior privado. Mercadorização. Internacionalização.

Resumo

O crescimento de instituições de Ensino Superior privadas e geridas por grandes corporações de capital aberto, bem como o grande aporte feito por investidores estrangeiros em busca de alta rentabilidades e baixos riscos ao capitalizar as Universidades privadas brasileiras tem centralidade na discussão do presente artigo. Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho reflexivo, a partir de sustentação bibliográfica. Sabe-se que o crescimento exponencial do capitalismo traz como desafios o alcance de mais mercado e expansão da padronização ideológica de suas premissas. Tal discussão necessita de se debruçar sobre o quadro atual das economias dos Estados-Nação que transcendem o tradicional significado de fronteiras e territórios.

Biografia do Autor

Thiago de Melo Martins, Secretaria Municipal de Educação de Sorocaba

Mestrando em Educação. USFCAR-Campus Sorocaba. Membro do GEPLAGE. Professor Municipal de Sorocaba/SP.

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Publicado

2019-07-21

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