TRADUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO EM LÍNGUA DE SINAIS

Descrição do processo e contribuições para o ensino e aprendizado em contexto bilíngue

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.373

Palavras-chave:

Língua de sinais, Educação de surdos, Tecnologias digitais

Resumo

Este artigo descreve o processo de tradução de um jogo destinado à aprendizagem de conceitos matemáticos por meio da língua de sinais, desenvolvido para crianças, bem como a primeira testagem realizada com um grupo de alunos surdos e ouvintes. O jogo, denominado GIM (Glossário Inclusivo de Termos Matemáticos), tem como objetivo explorar termos de localização (como "em cima", "embaixo", "atrás" etc.) e os numerais. Foi produzido por pesquisadores da Universidade Lusófona (Portugal) em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e traduzido para Libras por pesquisadores da UNICAMP. Os resultados mostram que o processo de tradução do exige o conhecimento das singularidades culturais das línguas orais e das línguas de sinais usadas nos dois países. Na primeira testagem do jogo, observamos que houve um interesse das crianças surdas e ouvintes na atividade de encontrar os animais, porém, imitar as frases com os conceitos de localização foi de interesse das crianças surdas, mas não das crianças ouvintes.

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Nascimento, L., Nogueira, A., & Rocha, D. (2024). TRADUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO EM LÍNGUA DE SINAIS: Descrição do processo e contribuições para o ensino e aprendizado em contexto bilíngue. Ensaios Pedagógicos, 8(3), p.1–20. https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.373

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