TRADUÇÃO E APLICAÇÃO DE JOGO EM LÍNGUA DE SINAIS
Descrição do processo e contribuições para o ensino e aprendizado em contexto bilíngue
DOI:
https://doi.org/10.14244/enp.v8i3.373Palavras-chave:
Língua de sinais, Educação de surdos, Tecnologias digitaisResumo
Este artigo descreve o processo de tradução de um jogo destinado à aprendizagem de conceitos matemáticos por meio da língua de sinais, desenvolvido para crianças, bem como a primeira testagem realizada com um grupo de alunos surdos e ouvintes. O jogo, denominado GIM (Glossário Inclusivo de Termos Matemáticos), tem como objetivo explorar termos de localização (como "em cima", "embaixo", "atrás" etc.) e os numerais. Foi produzido por pesquisadores da Universidade Lusófona (Portugal) em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e traduzido para Libras por pesquisadores da UNICAMP. Os resultados mostram que o processo de tradução do exige o conhecimento das singularidades culturais das línguas orais e das línguas de sinais usadas nos dois países. Na primeira testagem do jogo, observamos que houve um interesse das crianças surdas e ouvintes na atividade de encontrar os animais, porém, imitar as frases com os conceitos de localização foi de interesse das crianças surdas, mas não das crianças ouvintes.
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