IMPACTOS DA TUTORIA DOMICILIAR EM ESTUDANTE NEURODIVERGENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Samia Santa Brigida Nogueira Instituto Federal do Pará
  • Angela Costa Santa Brigida Universidade Federal do Pará
  • Daniana de Costa Universidade Federal do Pará
  • Cledson Santana Lopes Goncalves Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Educação Inclusiva. Transtorno do Espectro Autista. Tutoria Individualizada. Ensino Domiciliar. Estudo de Caso.

Resumo

Este artigo objetivou analisar os efeitos do reforço escolar individualizado no desempenho de um estudante do 4º ano do Ensino Fundamental, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Processamento Auditivo Central (TPAC). Trata-se de um estudo de caso qualitativo, desenvolvido em ambiente domiciliar no município de Ananindeua (PA) ao longo de 2023, com interrupção em março. Os dados foram coletados por meio de observação participante, registros reflexivos da tutora, análise documental dos boletins escolares e relatório psicopedagógico elaborado por profissional especializada. Identificou-se queda nas notas durante o período sem tutoria e melhora significativa após seu retorno, indicando que a presença de um mediador pedagógico favorece a aprendizagem de conteúdos, a estabilidade emocional, o engajamento e a autonomia do estudante.

 

Arquivos adicionais

Publicado

2025-08-28

Como Citar

Nogueira, S. S. B., Brigida, A. C. S., Costa, D. de, & Goncalves, C. S. L. (2025). IMPACTOS DA TUTORIA DOMICILIAR EM ESTUDANTE NEURODIVERGENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Ensaios Pedagógicos, 9(2), p.105–124. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/431

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