O ENSINO DE FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DE TERRÁRIOS

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

  • Daniana de Costa Universidade Federal do Pará
  • Kassia Samara Freitas Gama Universidade do Estado do Amapá
  • Rosivaldo Carvalho Gama Junior Universidade do Estado do Amapá
  • Gerson Anderson Carvalho Lopes Universidade do Estado do Amapá

Palavras-chave:

Ensino de Física, Terrários, Interdisciplinaridade, Aprendizagem significativa

Resumo

O ensino de Física no Ensino Médio enfrenta desafios relacionados à abstração dos conteúdos e à dificuldade de conectar teoria e prática. Nesse contexto, os terrários surgem como uma ferramenta pedagógica eficaz, permitindo a simulação de ecossistemas em ambientes controlados. O objetivo é discutir sobre o ensino de Física aplicado à construção de terrários com foco nos fenômenos naturais que podem ser estudados em ambientes controlados no contexto do Ensino Médio. Foi realizada uma revisão de literatura no Google Acadêmico considerando o período de 2019-2024. Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo bibliográfica e de caráter interpretativo. Os resultados demonstram que os terrários possuem um grande potencial pedagógico ao integrar teoria e prática, promovendo experiências concretas que auxiliam os estudantes na compreensão de conceitos científicos de forma significativa e contextualizada. Além disso, promovem a interdisciplinaridade, contribuem para o desenvolvimento do senso crítico e da conscientização socioambiental. A experimentação prática foi destacada como um fator essencial para a aprendizagem, permitindo a manipulação de variáveis e a observação de tendências nos sistemas fechados. Por fim, é apontada a flexibilidade dessa estratégia pedagógica para diferentes etapas e necessidades da Educação Básica.

Biografia do Autor

Daniana de Costa, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação

Rosivaldo Carvalho Gama Junior, Universidade do Estado do Amapá

Doutor em Ensino de Ciências Exatas

Gerson Anderson Carvalho Lopes, Universidade do Estado do Amapá

Mestre em Física

Arquivos adicionais

Publicado

2025-08-28

Como Citar

de Costa, D., Freitas Gama, K. S., Carvalho Gama Junior, R., & Carvalho Lopes, G. A. (2025). O ENSINO DE FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DE TERRÁRIOS : UMA REVISÃO DA LITERATURA. Ensaios Pedagógicos, 9(2), p.87–104. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/441

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.