O ENSINO DE FÍSICA NA CONSTRUÇÃO DE TERRÁRIOS
UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Ensino de Física, Terrários, Interdisciplinaridade, Aprendizagem significativaResumo
O ensino de Física no Ensino Médio enfrenta desafios relacionados à abstração dos conteúdos e à dificuldade de conectar teoria e prática. Nesse contexto, os terrários surgem como uma ferramenta pedagógica eficaz, permitindo a simulação de ecossistemas em ambientes controlados. O objetivo é discutir sobre o ensino de Física aplicado à construção de terrários com foco nos fenômenos naturais que podem ser estudados em ambientes controlados no contexto do Ensino Médio. Foi realizada uma revisão de literatura no Google Acadêmico considerando o período de 2019-2024. Trata-se de uma investigação qualitativa, do tipo bibliográfica e de caráter interpretativo. Os resultados demonstram que os terrários possuem um grande potencial pedagógico ao integrar teoria e prática, promovendo experiências concretas que auxiliam os estudantes na compreensão de conceitos científicos de forma significativa e contextualizada. Além disso, promovem a interdisciplinaridade, contribuem para o desenvolvimento do senso crítico e da conscientização socioambiental. A experimentação prática foi destacada como um fator essencial para a aprendizagem, permitindo a manipulação de variáveis e a observação de tendências nos sistemas fechados. Por fim, é apontada a flexibilidade dessa estratégia pedagógica para diferentes etapas e necessidades da Educação Básica.
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