APRENDIZAGEM EM UM MUNDO GLOBALIZADO

A LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Autores

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem. Língua inglesa. Bilinguismo

Resumo

A gestão da aprendizagem não é fácil, especialmente no mundo contemporâneo, que segue a lógica da globalização. Esta lógica exige que o mercado de trabalho esteja cada vez mais internacionalizado. O mesmo vale para a educação escolar, que precisa dar ênfase à aprendizagem de um segundo idioma e da cultura de outros países. Este artigo busca em autores diversos e na legislação educacional brasileira parâmetros para discutir as dinâmicas de aprendizagem da língua inglesa no Brasil. O objetivo é identificar desafios e alternativas para o ensino e a aprendizagem de língua inglesa a partir de escritos selecionados e publicações sobre o assunto, dialogando com a questão: que alternativas existem para potencializar o ensino e a aprendizagem da língua inglesa na educação básica? Conclui-se que é necessário dar prioridade ao ensino de inglês, sem descuidar dos demais componentes curriculares. O bilinguismo é uma possibilidade de trabalho que permite que isso aconteça.

Biografia do Autor

Wanda Maria Campêllo dos Santos, Universidade La Salle

Mestre em Educação pela Universidade La Salle de Canoas/RS

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Publicado

2025-08-28

Como Citar

Campêllo dos Santos, W. M., & Trezzi, C. (2025). APRENDIZAGEM EM UM MUNDO GLOBALIZADO: A LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA. Ensaios Pedagógicos, 9(2), p.22–39. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/436

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