TRAINING OF LIBRAS TRANSLATORS INTERPRETERS
a curricular analysis
Keywords:
Libras Language, Professional training, Training of brazilian sign language InterpretersAbstract
This article discusses whether the Bachelor's degree in Brazilian Sing Language (BSL), often understood and used as training for professional Brazilian Sign Translators (BST), is sufficient for acquiring the skills and competencies necessary for professional practice. To this end, a comparative documentary analysis of the Pedagogical Projects of the Bachelor's degree in BSL at the Federal Rural University of Semiárido (FRUSA) and the Bachelor's degree in BSL at the Federal University of Roraima (FURR) was conducted to observe the constitution and allocation of knowledge throughout the curricula. The results indicate that, despite similar nomenclatures and shared content, the Bachelor's degree specifically serves teacher training. It is necessary to complement the knowledge acquired by those who wish to work as LIBRAS, as well as the need to strengthen and create new bachelor's degree programs throughout the country, especially in the Northeast region.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Sarah Lisandra Araújo de Almeida, ANA CRISTINA SILVA DAXENBERGER, Nielson Firmino de Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.