A QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA E A GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Paulo Gomes Lima Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Palavras-chave:

Qualidade socialmente referenciada. Conselhos de Educação. Participação.

Resumo

O artigo tem por objetivo refletir o tema da qualidade da educação, destacar diferentes significações que os conceitos têm assumido nos referenciais das políticas educativas brasileiras, apresentando-se muitas vezes com entendimentos dúbios e interesses vários. A participação da sociedade civil na educação de forma geral, nos espaços intra e extra escolares  criados para fins democráticos/participativos, como os conselhos escolares e os  conselhos municipais de educação, assim como, nos  instrumentos de participação que  se caracterizam no Projeto Político Pedagógico, fortalecem a possibilidade de concretização de uma gestão democrática e, portanto, de uma qualidade socialmente referenciada. Ao motivar a criação dos Conselhos Municipais de Educação, o governo federal objetiva qualificar a participação da sociedade civil. O estudo enfoca a qualidade da educação considerando estas polissemias de conceitos e inter-relações, os significados assumidos, seus impactos, cujo resultado pode contribuir para que a sociedade avance com melhor educação e menor desigualdade.

Biografia do Autor

Gilsemara Vasques Rodrigues Almenara, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Supervisora de Ensino e Mestranda em educação PPGED/UFSCAR-Sorocaba.  Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação (GEPLAGE).

Paulo Gomes Lima, Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

Pós-Doutor pela UNICAMP. Doutor em Educação Escolar pela UNESP. Líder do GEPLAGE - Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação e docente do PPGED UFSCar campus Sorocaba/SP

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Publicado

2017-08-23

Como Citar

Almenara, G. V. R., & Lima, P. G. (2017). A QUALIDADE SOCIALMENTE REFERENCIADA E A GESTÃO DEMOCRÁTICA. Ensaios Pedagógicos, 1(1), p.39–46. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/5

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