O QUE DIZEM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA CRIATIVIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA E DE SUA FORMAÇÃO

Autores

  • Gildene do Ouro Lopes Silva Centro Universitário Adventista de São Paulo-Campus de EC.
  • Ivone Paula Majarowsky Centro Universitário Adventista de São Paulo-Campus de EC, UNASP.

Palavras-chave:

Criatividade. Ensino Fundamental. Formação do Professor.

Resumo

O que dizem os professores acerca dos fatores associados à criatividade no cotidiano da escola e de sua formação constitui o objetivo deste estudo. Os professores participantes responderam o questionário da escala “Criatividade e Escola” com 43 itens. Diante dos resultados obtidos, notou-se a tendência positiva de se enaltecer a criatividade no contexto escolar com os seguintes destaques: associação da criatividade com ideias originais e eficazes; sua dependência da motivação para a execução da tarefa; forte relação da criatividade com o prazer, entusiasmo e resolução de problemas. No entanto, foram observadas algumas incoerências em relação aos conceitos, seja por desconhecimento ou incompreensão, dos quais não dispõem ainda os professores. Logo, tais elementos sugerem uma merecedora atenção quanto ao acesso a materiais e espaços de formação, pois os existentes se mostraram insuficientes para um avanço na transição dos conceitos sobre criatividade para o cotidiano escolar. Enfim, o presente estudo representa um passo nessa direção.

Biografia do Autor

Gildene do Ouro Lopes Silva, Centro Universitário Adventista de São Paulo-Campus de EC.

Doutora em Psicologia Profissão e Ciência pela PUC/Campinas, atua como docente e coordenadora do Mestrado Profissional  em  Educação  do  Centro Universitário Adventista  de São  Paulo-Campus de EC,  UNASP, Brasil.

Ivone Paula Majarowsky, Centro Universitário Adventista de São Paulo-Campus de EC, UNASP.

Mestranda em Educação pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo-Campus de EC, UNASP, Brasil. Atua como psicóloga e tem interesse pela área educacional

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Publicado

2020-11-17

Como Citar

Silva, G. do O. L., & Majarowsky, I. P. (2020). O QUE DIZEM OS PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DA CRIATIVIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA E DE SUA FORMAÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.67–75. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/206