IMPLICAÇÕES DAS RESOLUÇÕES CNE/CP n. 2/2019 E CNE/CP n. 1/2020 NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES

Autores

Palavras-chave:

Competências, Formação docente, Diretrizes curriculares, Educação básica

Resumo

O objetivo desse artigo foi discutir e refletir sobre os impactos das diretrizes curriculares presentes nas resoluções CNE/CP n. 2/2019 e CNE/CP n. 1/2020 para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica. A metodologia foi de natureza qualitativa por intermédio de pesquisa bibliográfica e  a análise das resoluções supramencionadas. A Resolução CNE/CP n. 2/2015 foi tomada como referencial para diálogo e discussão das proposições de caráter político e pedagógico que estão presentes nas resoluções de 2019-2020 e quanto podem influenciar na formação e no trabalho docente. Os resultados revelaram a existência de pleno alinhamento das atuais diretrizes com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), fato que pode trazer consequências nocivas à formação e à atividade docente. Depreende-se que as atuais diretrizes possuem o potencial de transformar o docente em um reprodutor de pacotes pedagógicos e de práticas pré-determinadas, pois favorecem uma formação tecnicista reforçando a racionalidade neoliberal.

Biografia do Autor

Hiraldo Serra, UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (PPGEd/UFSCar), Sorocaba, São Paulo, Brasil. E-mail: hiraldoserra@ufgd.edu.br. Docente da Universidade Federal da Grande Dourados – MS.  

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Publicado

2022-09-15

Como Citar

Serra, H. (2022). IMPLICAÇÕES DAS RESOLUÇÕES CNE/CP n. 2/2019 E CNE/CP n. 1/2020 NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES. Ensaios Pedagógicos, 5(3), p.21–31. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/263