AVANÇOS E PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS NO BRASIL
Keywords:
Bilinguismo; Políticas Públicas; Formação de Professores.Abstract
Este presente estudo traça um panorama das iniciativas no âmbito nacional que têm sido implementadas para promover a educação bilíngue de surdos. Analisando marcos legislativos, políticas públicas e ações governamentais, o objetivo é oferecer uma visão crítica sobre como essas ações têm contribuído para o avanço da educação bilíngue e as perspectivas futuras para o aprimoramento desse modelo educacional. Um dos resultados evidenciou a expansão dos programas de incentivo, como o Parfor Equidade da CAPES, que visa suprir a demanda por professores especializados e ampliar a oferta de cursos de licenciatura em educação bilíngue em diversas universidades. Por outro lado, o levantamento de escolas bilíngues de surdos demonstrou desigualdade na distribuição nas regiões do Brasil, com uma concentração maior no Sudeste, que indica a necessidade de políticas públicas mais abrangentes. Sendo assim, o texto reflete tanto os avanços quanto os desafios na promoção da educação bilíngue para surdos.
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Gildete da S. Amorim Mendes Francisco, Mariana Alonso Argôlo

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
AUTORIA
Entende-se como autor todo aquele que tenha efetivamente participado da concepção do estudo, do desenvolvimento da parte experimental, da análise e interpretação dos dados e da redação final. Recomenda-se não ultrapassar o número total de quatro autores. Caso a quantidade de autores seja maior do que essa, deve-se informar ao editor responsável o grau de participação de cada um. Em caso de dúvida sobre a compatibilidade entre o número de autores e os resultados apresentados, a Comissão Editorial reserva-se o direito de questionar as participações e de recusar a submissão se assim julgar pertinente.
Ao submeter um artigo para publicação em Ensaios Pedagógicos o autor concorda com os seguintes termos:
- O autor mantém os direitos sobre o artigo, mas a sua publicação na revista implica, automaticamente, a cessão integral e exclusiva dos direitos autorais para a primeira edição, sem pagamento.
- As ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da Ensaios Pedagógicos.
- Após a primeira publicação, o autor tem autorização para assumir contratos adicionais, independentes da revista, para a divulgação do trabalho por outros meios (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que feita a citação completa da mesma autoria e da publicação original.
- O autor de um artigo já publicado tem permissão e é estimulado a distribuir o seu trabalho online, sempre com as devidas citações da primeira edição.
RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Ensaios Pedagógicos ou da Universidade Federal de São Carlos, Campus Sorocaba.