REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE NOS DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS

Autores

Palavras-chave:

Reflexão docente. Educação básica. Revisão sistemática.

Resumo

Este trabalho teve como objetivo identificar o que as pesquisas brasileiras têm apontado sobre os processos de reflexão realizados por docentes que atuam na Educação Básica. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma revisão sistemática em dois bancos de dados: Banco Digital de Teses e Dissertações e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Na busca foram encontrados 1503 trabalhos. Após processos de exclusão dos trabalhos que não tinham relação direta com a proposta desse e que estavam duplicados, foi realizada a análise de 33 trabalhos: 14 teses de doutorado e 19 dissertações de mestrado. Na análise ficou evidenciada a importância de movimentos de reflexão realizados por docentes para mudanças e novo olhar deles para suas práticas, para seus alunos e para o contexto educacional no qual estão inseridos.

Biografia do Autor

Ana Paula de Andrade Janz Elias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutoranda em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, PUCPR - Curitiba-PR.

PhD em Educacao: Technologies Educationelles pela Universite de Montreal, Canada. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCPR. Pesquisadora associada do Centre de Recherche Interuniversitaire sur la Formation et la Profession Enseignante (CrifPE), Canada. Membro do CrEAre - Centro de Ensino e Aprendizagem da PUCPR. Curitiba-PR.

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Publicado

2019-10-19

Como Citar

Elias, A. P. de A. J., & Vosgerau, D. S. R. (2019). REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE NOS DIZEM AS PESQUISAS BRASILEIRAS. Ensaios Pedagógicos, 3(3), p.46–58. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/158