REFLEXÕES ACERCA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVA ESTUDANTIL

Autores

  • Ícaro Leite Silva Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba
  • Larissa Maria Feliciano da Silva Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba
  • Monique Elen de Almeida Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba
  • Pâmela dos Santos Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba
  • Tamires Maria do Nascimento Pimentel Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba

Palavras-chave:

Reforma. Ensino Médio. Educação.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender a visão dos jovens da rede pública, acerca da sua qualidade e eficiência. Levando em consideração o debate feito com os jovens, a fim de promover uma consciência crítica em relação a reforma do ensino médio. Para fins de metodologia utilizamos uma pesquisa exploratória de natureza qualitativa a partir da literatura especializada “A política educativa e seus efeitos nos tempos e espaços escolares: A reinvenção do ensino médio interpretada pelos jovens” de Licinia Maria Correa e Maria Amália de A. Cunha  e devolutivas dos estudantes entre 15 e 18 anos de idade das escolas pública estaduais de Sorocaba. Por meio dessa pesquisa foi possível entender que a educação deve chegar à autonomia do indivíduo pela constante busca do conhecimento.

Biografia do Autor

Ícaro Leite Silva, Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba

Acadêmico do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. 

Larissa Maria Feliciano da Silva, Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba. 

Monique Elen de Almeida, Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

Pâmela dos Santos, Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

Tamires Maria do Nascimento Pimentel, Universidade Federal de São Carlos - Campus - Sorocaba

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

Referências

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Publicado

2019-12-28

Como Citar

Silva, Ícaro L., Silva, L. M. F. da, Almeida, M. E. de, Santos, P. dos, & Pimentel, T. M. do N. (2019). REFLEXÕES ACERCA DA REFORMA DO ENSINO MÉDIO: PERSPECTIVA ESTUDANTIL. Ensaios Pedagógicos, 3, p.129–135. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/187