AS CANÇÕES DA INFÂNCIA:

REFLEXÕES SOBRE AS MÚSICAS QUE POVOAM(ARAM) OS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Luís Carlos da Silva UFSCar - campus Sorocaba/SP
  • Maria Clara Coimbra Garcia UFSCar - campus Sorocaba/SP
  • Maria Walburga dos Santos UFSCar - campus Sorocaba/SP

Palavras-chave:

Músicas, Educação infantil, Reforço social

Resumo

Algumas canções que habitam o cenário da educação infantil em tempos passados, ou até mesmo nos dias atuais, estão cheias de significados que, muitas vezes, os próprios educadores não tomam consciência, devido a naturalidade com que essas músicas infantis aparecem e são apresentadas às crianças. Cantando essas canções, acabam perpetuando uma cultura de poder e submissão que faz com que a criança, aos poucos, vá assimilando seu papel subalterno dentro do espaço escolar e da sociedade, retirando dela a sua autonomia e seu protagonismo no processo de aprendizagem. “Bem quietinho sem conversar”, “a mamãe não vai gostar”, “a boquinha vou fechar” são exemplos de canções que desenvolvem um sentimento de submissão e respeito a autoridade, conforme impõe a sociedade de poder em que vivemos. A partir da reflexão sobre a força das canções e a que elas remetem, é possível que o educador reveja seu papel dentro do espaço escolar e reconstrua as relações e interações com as crianças, que estão em processo de formação integral e de desenvolvimento das relações sociais.

Biografia do Autor

Luís Carlos da Silva, UFSCar - campus Sorocaba/SP

Mestre em educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, doutorando em educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, Participante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Epistemologia da Universidade Federal de São Carlos (GEPEE), Professor de Filosofia, Português e Inglês na Rede Paulista de Ensino, diretor de escola na Rede Municipal de Sorocaba/SP.

Maria Clara Coimbra Garcia, UFSCar - campus Sorocaba/SP

Mestranda em educação pela UFSCar campus Sorocaba/SP, na área de Formação de Professores e Práticas Educativas.   Licenciada em História pela UNESP, campus Assis/ SP.  Supervisora de Ensino na Rede Municipal de Ensino de Votorantim/SP.

Maria Walburga dos Santos, UFSCar - campus Sorocaba/SP

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, na área de Educação (História e Historiografia). Professora Associada da Universidade Federal de São Carlos (Departamento de Ciências Humanas e Educação -DCHE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar – Campus Sorocaba – PPGED.

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Silva, L. C. da ., Garcia, M. C. C., & Santos, M. W. dos. (2023). AS CANÇÕES DA INFÂNCIA: : REFLEXÕES SOBRE AS MÚSICAS QUE POVOAM(ARAM) OS ESPAÇOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ensaios Pedagógicos, 7(3), 149–156. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/337