PROBLEMATIZAR PESQUISAS E EDUCAÇÕES: FISSURAS METODOLÓGICAS EM TONS DE CRIAÇÃO

Autores

  • Alda Regina Tognini Romaguera Universidade de Sorocaba (UNISO).
  • Elenise Cristina Pires de Andrade Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Palavras-chave:

Arte. Educação. Devir.

Resumo

Este artigo problematiza pesquisas e(m) educações em suas dimensões metodológicas, apresentando algumas experiências com trabalhos acadêmicos que apostam na intensidade da invenção de múltiplos artefatos sensíveis. Seu objetivo é o de arrastar o conceito de devir para escapar de uma concepção monolítica sobre o lugar e o funcionamento da metodologia de pesquisa em educação, produzindo e movimentando-se por entre fissuras, em uma poética da produção de sentidos, deslocando o ‘avesso do mesmo lugar’ no encontro entre pessoas e objetos e sensações. (Des)composições à deriva, mutantes a cada acontecimento, provocando a emergência de conhecimentos, dentre eles, o científico.

Biografia do Autor

Alda Regina Tognini Romaguera, Universidade de Sorocaba (UNISO).

Doutora em Educação pela Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Sorocaba (UNISO).

Elenise Cristina Pires de Andrade, Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Doutora em Educação pela Unicamp. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).

Referências

ANDRADE, E. C P; ROMAGUERA, A. Currículos Versam Escritas (-) Pesquisas. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 153-172, Set/Dez 2012.

ANDRADE, E. C. Pires de; BAU, E. A; PINTO FILHO, J. B. (Orgs). Olhares Cotidianos (Re)Velam o Programa Turismo CO2 Neutro. Feira de Santana: UEFS Editora, 2011.

BARROS, M. de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2013.

BASTOS, L. M. S. Cidades nômades e(m) subjetivações: pesquisa(dora) e vendedorxs ambulantes e feiras e santanas e educações. (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Feira de Santana. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.

DELEUZE G; GUATTARI, F. Mil Platôs. Vol 4. Tradução de Sueli Rolnik. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, G. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

DELEUZE, G. Lógica do Sentido. São Paulo: Ed. Perspectiva, 5ª. Edição, 2015.

ESPINOSA, B. Ética III, Def 3. São Paulo: Edusp, 2015.

FARIAS, M. Desvendando Luiza Mahin: Um Mito Libertário no cerne do Feminismo Negro de Dulci Lima Um clássico em potencial do feminismo negro no Brasil. Lutas Sociais, São Paulo, vol.20 n.36, jan./jun. 2016, p.207-208.

GODINHO, A. Máquinas anómalas e nómadas: do que ainda não existe ao que já não existe mais. Ou do que já não existe mais ao que ainda não existe. IN: AMORIM, Antonio Carlos Rodrigues de. ROMAGUERA, Alda. Conexões: Deleuze e máquinas e devires e..., Rio de Janeiro: DP&Alli, 2016.

GODOY, A. A menor das ecologias. São Paulo: EDUSP, 2008.

LAPOUJADE, D. As existências mínimas. São Paulo: n-1 edições, 2017.

MACHADO, C. S. Cotidiano Escolar e Arte: pedagogia do (des)encontro. Orientador: Prof. Dr. Marcos Antonio dos Santos Reigota. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, 2019.

NERY, V. C. R. Espetáculos per(formáticos) abalam as fronteiras da cidade sub(versiva). (Dissertação de Mestrado). Universidade Estadual de Feira de Santana. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.

PEREIRA, L. P. (des)afinando os sentidos: experimentações de um devir-caiçara, (Dissertação de Mestrado). Universidade Federal Fluminense. Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação, 2018.

PROENÇA, E, R. Pedagogia do subterrâneo: narrativas trans, éticas, estéticas e políticas dos e nos cotidianos escolares. Orientador: Prof. Dr. Marcos Antonio dos Santos Reigota. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Sorocaba, Sorocaba, SP, 2017.

QUEIROZ FILHO, A. C. Sentidos à mesa: o sabor da linguagem e da paisagem quando a poesia está posta. Geografias. Vol. 11, n. 2, jan./jul., 2015.

RANNIERY, T. Vem cá, e se fosse ficção? Praxis Educativa, v. 13, n. 3, 2018. https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/11787/209209210258

ROSA, J. P. As Tramas da Viagem no Contemporâneo produzindo modos de estar no mundo. Orientador: Prof. Dr. Leandro Belinaso Guimarães. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2019.

VILELA, E. Silêncios Tangíveis. Corpo, resistência e acontecimento nos espaços contemporâneos de abandono. Porto, Edições Afrontamento, 2010.

Downloads

Publicado

2020-11-17

Como Citar

Romaguera, A. R. T., & Andrade, E. C. P. de. (2020). PROBLEMATIZAR PESQUISAS E EDUCAÇÕES: FISSURAS METODOLÓGICAS EM TONS DE CRIAÇÃO. Ensaios Pedagógicos, 4(1), p.17–26. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/201