O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: EXPANSÃO E POLÍTICAS DE ACESSO

Autores

Palavras-chave:

Ensino Superior. Políticas de Acesso. Democratização.

Resumo

O principal objetivo desse estudo é refletir sobre o Ensino Superior no Brasil e suas políticas de acesso no final do século XX e primeiras décadas do século XXI. Destaca-se a centralidade da educação superior e a questão da demanda reprimida observada desde sua gênese, visto ser uma etapa educacional descompassada pela luta de classes e hegemonia do capital. Trata-se de uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo. O estudo destacou que, embora a expansão das políticas de acesso através dos programas REUNI, PROUNI, FIES e IFET impactou a realidade brasileira, mas, se mostrou como insuficiente para o atendimento da demanda na rede pública, favorecendo o crescimento de ofertas e expansão da rede privada.

Biografia do Autor

Ivana de Barros, UFSCAR

Assistente social em Salto-SP. Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba.

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Publicado

2019-07-21

Como Citar

Barros, I. de. (2019). O ENSINO SUPERIOR NO BRASIL: EXPANSÃO E POLÍTICAS DE ACESSO. Ensaios Pedagógicos, 3(2), p.55–61. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/137