UMA DISCUSSÃO SOBRE A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO DISRUPTIVA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

Autores

Palavras-chave:

Inovação. Ruptura. Disrupção. Megauniversidades e educação a Distância.

Resumo

O ensino superior brasileiro vive uma verdadeira disrupção em sua forma de oferta de cursos, formas de gestão, uso de tecnologias, hibridismo, inovação e conta com o surgimento de um fenômeno novo, as megauniversidades de ensino a distância, instituições de ensino com mais de 100.000 alunos de graduação.  As transformações e disrupções é que ainda não acabaram, na verdade estão em fase de ebulição, talvez em um momento de transformação, abrindo espaço para mais disrupções, uso de tecnologias, acessibilidade e inclusão social em todos os níveis. A metodologia adotada nesta pesquisa é de abordagem é de revisão teórica qualitativa. Neste artigo discute-se a educação a distância como inovação disruptiva. Após revisitarmos as bases teóricas e análise dos dados podemos afirmar que a realidade educacional superior brasileira passa por profundas transformações apresentando-se um novo cenário com seus desafios e perspectivas. 

Biografia do Autor

Dinamara Pereira Machado, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutora em Educação: Currículo na PUC SP . Mestrado em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná. Especialista em Qualidade e Educação. Graduação em Letras e Pedagogia. Diretora da Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional Uninter. 

Elton Ivan Schneider, Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios – Uninter

Doutor em Administração (2017), pela Universidade Positivo - UP, em Curitiba – PR. Mestrado em Engenharia e Gestão do Conhecimento (2012), pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Diretor da Escola Superior de Gestão, Comunicação e Negócios – Uninter.

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Publicado

2019-10-19

Como Citar

Machado, D. P., & Schneider, E. I. (2019). UMA DISCUSSÃO SOBRE A NECESSIDADE DE INOVAÇÃO DISRUPTIVA NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Ensaios Pedagógicos, 3(3), p.16–28. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/155