REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE ADULTOS

Autores

Palavras-chave:

Filosofia da Educação. Educação de Adultos. Formação de educadores de adultos.

Resumo

Na atualidade a educação de adultos é, muitas vezes, interpretada como uma estratégia adaptativa que permite ao educando fazer face às exigências e desafios tecnológicos provenientes do mercado de trabalho e das exigências da sociedade da informação. Esta visão estritamente tecnológica está, normalmente, associada à convicção de que educar adultos é “ensinar a fazer” ou num nível que se supõe de maior complexidade, “ensinar a resolver”. Sem desvalorizar estas capacidades ou competências importa refletir sobre outros tipos de saberes necessários ao longo de todo a vida, o que nos remete para a imperativa reflexão sobre a dimensão da educação enquanto projeto e das suas finalidades. Partindo deste pressuposto, propõe-se uma reflexão sobre algumas implicações para a ação educativa decorrentes de diferentes posicionamentos filosóficos, no sentido de contribuir para o reconhecimento da necessidade de uma fundamentação teórica crítica e reflexiva da ação no âmbito da educação de adultos.

Biografia do Autor

Sofia Bergano, do Instituto Politécnico de Bragança

Doutora em Ciências da Educação, especialização em Educação Permanente e Formação de Adultos, professora adjunta do Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação Departamento de Ciências da Educação e Supervisão, Bragança, Portugal.

Referências

AUBREY, K.; RILEY, A. Understanding & using educational theories. Los Angeles: Sage.

BOAVIDA, J. Pedagogia-filosofia. Filosofia-pedagogia. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano XXVII, n.º 3, p. 349-385, 1993.

BROCKETT, R. Humanism as an instruction paradigm. In DILLS, C.; ROMISZOWSKI, A. (Eds.). Instructional development: state of the art paradigms in the field, volume III, Englewood Cliffs, N J: Educational Technology Publications. 2000.

CARRILHO, M. M. A Filosofia das ciências (de Bacon a Feyerabend). Lisboa: Editorial Presença, 1994.

DEWEY, J. A Escola e a sociedade e a criança e o currículo. Lisboa: Relógio D`água, 2002.

ELIAS, J.; MERRIAM, S. Philosophical foundations of adult education. Florida: Krieger Publishing Company, 1980.

ELIAS, J.; MERRIAM, S. Philosophical Foundations of Adult Education. Florida: Krieger Publishing Company, 2 nd edition, 1995.

FERNANDES, J. (1998). Da Alfabetização/educação de adultos à educação popular/comunitária: relevância do contributo de Paulo Freire. In APPLE, M.; NÓVOA, A. (Org.) Paulo Freire: política e pedagogia. Porto: Porto Editora, p. 113-165, 1998.

FREIRE, P. Acção cultural para a libertação e outros escritos, Lisboa: Moraes Editores, 1977.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa, 5ª edição, Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Política e educação, 3ª edição, São Paulo: Cortez Editora, 1993.

FULLAT, O. Filosofias de la educacion – Paideia, Barcelona: Ediciones CEAC, 1992.

JARVIS, P. Adult education and lifelong learning: theory and practice, 4 th edition. London: Routledge.

LAWSON, K. Philosophy and ethics in adult education. In TUIJNMAN, A. (Ed.) International Encyclopedia of Adult Education and Training, second edition, Oxford: Pregamon Press, p. 139-145, 1996.

LOCKE, J. Carta sobre a tolerância, Lisboa: Edições 70, 2000.

QUINTANA CABANAS, J. Teoría de la educación. concepción antinómica de la educación. Madrid: Dykinson, 1988.

ROGERS, C. Tornar-se pessoa, 7ª edição, Lisboa: Moraes Editores, 1985.

SACRISTÁN GÓMEZ, (1991). “Jonh Locke” in VÁRIOS, Filosofia da Educcion Hoy, Madrid: Editorial Dykinson. pp. 161-176.

SKINNER, B. (2000). Ciência e comportamento humano.10ª edição - 2ª tiragem, São Paulo: Martins Fontes editora.

SUCHODOLSKI, B. (2000). A Pedagogia e as Grandes Correntes Filosóficas – A Pedagogia da Essência e a Pedagogia da Existência, 5ª edição, Lisboa: Livros Horizonte.

Publicado

2019-10-19

Como Citar

Bergano, S. (2019). REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DE ADULTOS. Ensaios Pedagógicos, 3(3), p.37–45. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/157