ELEMENTOS DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE DIZ A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2/2015

Autores

Palavras-chave:

Diretrizes curriculares. Formação inicial. Profissionalidade docente. Educação Básica.

Resumo

Este estudo objetiva analisar os elementos de profissionalidade docente presentes nas Diretrizes Curriculares Nacionais (2015) para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e formação continuada. Na primeira parte, trazemos reflexões sobre o contexto em que se insere a formação de professores no Brasil e as representações sociais. Na segunda, estudamos a relação entre formação inicial e DCNs (2015). Na sequência, traçamos o caminho percorrido pela análise textual possibilitada pelo software Iramuteq, a partir da Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e da análise documental do tipo exploratória, o que permitiu compreender como esses elementos são regulados pela legislação e propõem, na subjetividade da prática docente, a relação teoria e prática.

Biografia do Autor

Sueli Pereira Donato, Centro Universitário Internacional Uninter

Doutora em Educação pela PUCPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas Tecnologias, Stricto Sensu do Centro Universitário Internacional Uninter. Pesquisadora da FAMPECT. Atua e desenvolve pesquisas em formação de professores, profissionalização docente e representações sociais.

Romilda Teodora Ens, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC-SP. Pós Doutora pela Universidade do Porto – Portugal. Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Stricto Sensu e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Marciele Stiegler Ribas, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR)

Doutora em Educação pela PUCPR. Professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR e Centro Universitário UniSociesc. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação e Professor e Representações Sociais (POFORS) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

Simone Rachel Cunico Santos, Faculdade de Campina Grande do Sul – FACSUL

Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar. Licenciada em Pedagogia pela PUCPR. Professora da Faculdade de Campina Grande do Sul – FACSUL e  Tutora na Faculdade Educacional da Lapa – FAEL. Membro do Grupo de Pesquisa - Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS) – PUCPR.

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Publicado

2019-10-19

Como Citar

Donato, S. P., Ens, R. T., Ribas, M. S., & Santos, S. R. C. (2019). ELEMENTOS DE PROFISSIONALIDADE DOCENTE PARA EDUCAÇÃO BÁSICA: O QUE DIZ A RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 2/2015. Ensaios Pedagógicos, 3(3), p.69–81. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/160