AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TATUÍ/SP:

ELABORAÇÃO E MONITORAMENTO DO PME

Autores

  • Jociane Marthendal Oliveira Santos UFSCar - Sorocaba
  • Débora Aparecida Martinho da Silva UFSCar- Sorocaba

Palavras-chave:

Monitoramento e Avaliação., Planejamento Educacional., Plano Municipal de Educação de Tatuí/SP

Resumo

Com o advir do Plano Nacional de Educação em vigência no Brasil (2014-2024), todos os municípios tiveram que elaborar o seu Plano Municipal de Educação. O município de Tatuí/SP elaborou o seu último PME com aprovação na Câmara Municipal em novembro de 2015, tendo como cumprimento das metas o monitoramento contínuo e avaliações periódicas. Neste contexto, o artigo tem o objetivo de compreender a composição e atuação da Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação de Tatuí/SP. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa com foco no levantamento documental do município e relatórios sobre o PME na plataforma do PNE em movimento do governo federal e de suas respectivas análises. Notou-se diversas dificuldades no processo de monitoramento, ausência de informações e na articulação entre os órgãos envolvidos no monitoramento local e entre os entes federados.

Biografia do Autor

Jociane Marthendal Oliveira Santos, UFSCar - Sorocaba

Doutoranda em Educação pela UFSCar - Sorocaba. Membro do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação).

Débora Aparecida Martinho da Silva, UFSCar- Sorocaba

Mestranda em Educação pela UFSCar- Sorocaba. Membro do GEPLAGE (Grupo de Estudos e Pesquisas Estado, Políticas, Planejamento, Avaliação e Gestão da Educação).

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Santos, J. M. O. ., & Silva, D. A. M. da . (2023). AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE TATUÍ/SP: : ELABORAÇÃO E MONITORAMENTO DO PME. Ensaios Pedagógicos, 7(3), 129–141. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/331

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>