UM ESTUDO COMPARATIVO DAS ABORDAGENS HISTÓRICO-CULTURAL E PIKLER-LÓCZY SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL

Autores

  • Natálya Trazpadini dos Santos Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus de Paranavaí)
  • Lucinéia Maria Lazaretti Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus de Paranavaí)

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Abordagem Pikler-Lóczy, Teoria Histórico-Cultural

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar, por meio de um estudo comparativo, as implicações teórico-práticas sobre o desenvolvimento das crianças em seu primeiro ano de vida, a partir das abordagens Histórico-Cultural e Pikler-Lóczy. É uma pesquisa de caráter teórico bibliográfico, por meio de um estudo comparativo das abordagens histórico-cultural e da perspectiva Pikler-Lóczy, a partir da categoria central de análise: criança e desenvolvimento. Os resultados evidenciam que em cada perspectiva, é possível observar uma concepção de bebê e de desenvolvimento acarretando no modo como interpretamos e explicamos a aprendizagem, a relação com o espaço, o papel do adulto e a atuação com os objetos. Concluímos que essas abordagens apresentam aproximações e distanciamentos no modo como interpretam sobre criança e desenvolvimento e trazem contribuições para refletir sobre as práticas pedagógicas com os bebês.

Biografia do Autor

Natálya Trazpadini dos Santos, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus de Paranavaí)

Pedagoga pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus de Paranavaí). Professora da Educação Básica de Ensino.

Lucinéia Maria Lazaretti, Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus de Paranavaí)

Doutorado em Educação. Professora Adjunta do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/Campus de Paranavaí). 

Downloads

Publicado

2023-12-21

Como Citar

Santos, N. T. dos ., & Lazaretti, L. M. . (2023). UM ESTUDO COMPARATIVO DAS ABORDAGENS HISTÓRICO-CULTURAL E PIKLER-LÓCZY SOBRE O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. Ensaios Pedagógicos, 7(3), 53–63. Recuperado de https://www.ensaiospedagogicos.ufscar.br/index.php/ENP/article/view/334